A Aston Martin apresentou ao mundo o Valkyrie LM, um hiperesportivo baseado diretamente no carro da marca britânica que disputa o Mundial de Endurance (WEC) e as 24 Horas de Le Mans. O modelo será produzido em uma série limitadíssima de apenas 10 unidades — todas destinadas a clientes que queiram, literalmente, ter um carro de corrida em casa. O preço é de US$ 7 milhões (cerca de R$ 38 milhões).
Diferente do Valkyrie AMR Pro, que também é exclusivo para pista, o novo LM é derivado do LMH (Le Mans Hypercar) da Aston Martin, o mesmo que irá correr as 24 Horas de Le Mans. Ou seja, trata-se de um carro de competição com pouquíssimas adaptações para uso em track days privados.


Sob o capô, o Valkyrie LM mantém o motor 6.5 V12 Cosworth naturalmente aspirado, que despeja 697 cv diretamente nas rodas traseiras, por meio de um câmbio sequencial semi-automático de sete marchas. Para uso fora das provas oficiais, o conjunto foi ajustado para rodar com combustíveis comuns de alta octanagem, em vez dos compostos específicos da FIA.
Mais leve do que o Aston Martin de Le Mans
Além disso, a montadora britânica removeu componentes que são exigidos em competições, como sensores de torque, sistemas eletrônicos regulatórios e cargas de lastro. O objetivo foi deixar o modelo ainda mais leve e direto.


Apesar das mudanças, o Valkyrie LM ainda entrega banco de carbono, cinto de seis pontos, extintor de incêndio integrado e pneus Pirelli desenvolvidos especificamente para ele. Adam Carter, chefe de automobilismo de endurance da marca, comentou sobre o projeto:
“O Valkyrie LM é quase idêntico ao carro que está competindo atualmente no WEC e na IMSA. Apenas pequenas modificações foram feitas para que ele pudesse ser entregue a clientes. É a experiência mais autêntica de um hipercarro de pista que já oferecemos.”
Teria coragem (e conta bancária) para levar um Valkyrie LM para o seu track day? Conta nos comentários!



