Ao vivo
Home » Destaque » Audi apresenta SUV cupê que se transforma em caminhonete

Destaque

Audi apresenta SUV cupê que se transforma em caminhonete

Mais um conceito da família Sphere da Audi mostra um modelo que é uma espécie de camaleão sobre rodas, mas totalmente elétrico

2 min de leitura

Depois da minivan Urbanshpere, do conversível Skysphere e do cupê de quatro portas Grandsphere, a Audi revelou o quarto conceito da família Sphereo qual antecipa elementos futuros da marca alemã. De todos, talvez o Activesphere seja o mais interessante por se tratar de um SUV cupê que se transforma em caminhonete.

Com espírito de camaleão, o conceito da Audi tem linhas arredondadas que parecem inspirar uma possível futura geração do TT. A carroceria é bem esportiva, com teto arqueado, linha de cintura bem baixa e traseira esguia. Parte inferior da carroceria com plástico preto e pneus parrudos com rodas de 22 polegadas ajudam no visual de SUV.

Os faróis de LED podem ter seu desenho alterado de acordo com a necessidade do motorista, enquanto a grade frontal apresenta elementos que mudam de cor. Outra coisa que muda é a traseira. O vidro pode subir em direção ao teto e a tampa do porta-malas descer, formando assim uma caçamba.

Audi Activesphere [divulgação]
Audi Activesphere [divulgação]
Por dentro ele traz elementos em preto e vermelho, além ter volante retrátil. É que o conceito é autônomo em nível 4, podendo ser dirigido completamente sozinho. Óculos de realidade virtual substituem o quadro de instrumentos, enquanto gestos no ar fazem o papel de controlar o ar-condicionado. 

Audi Activesphere [divulgação]
Audi Activesphere [divulgação]
A Audi também fez questão de reforçar que o conceito traz a nova plataforma modular PPE desenvolvida junto da Porsche. Ele traz baterias de 100 kWh no centro do Activesphere, possibilitando 600 km de autonomia total. O motor elétrico é de 442 cv e 73,4 kgfm de torque, o qual distribui a força para as quatro rodas.

Audi Activesphere [divulgação]
Audi Activesphere [divulgação]
Com suspensão ativa voltada ao off-road, ele pode ter sua altura variada em 8 em, fazendo o Activesphere chegar a 24,8 cm de vão livre do solo. Nessa situação, o ângulo de ataque chega a 18,9°, enquanto o de saída vai a 28,1°. 

>>Audi vence processo contra a Nio por nome que eles não usam

>>Audi e-tron S Sportback: expectativa vs. realidade | Avaliação

>>Fábricas da Audi farão carros elétricos a partir de 2029. E o Brasil?

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar