Na corrida pela eletrificação, a JAC parece ter saído na frente. Além de ter sido a primeira marca generalista a vender carros 100% elétricos no Brasil, a fabricante de origem chinesa também é a pioneira no segmento de trabalho eletrificado, como prova o recente lançamento da picape elétrica iEV330P e do caminhão elétrico iEV1200T.
Saindo à frente da Volkswagen, que prometia o eDelivery para esse ano, o JAC iEv1200T é o primeiro caminhão de uso urbano movido 100% a eletricidade. Ao contrário do rival da Volks, o modelo da JAC não possui uma variante movida a diesel, sendo vendido somente com motorização elétrica. Além disso, ele é o maior caminhão da JAC disponível no Brasil.
![JAC iEV1200T [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/P_20200918_103748_edited-750x450.jpg)
Agilidade urbana
Este que vos escreve nunca havia dirigido um caminhão na vida, por isso as impressões ao dirigir não possuem tanto referencial assim na categoria. Mas é interessante notar o quão o motor elétrico do iEV1200T o aproximou de um carro. Com 177 cv e 122,4 kgfm de torque, ele tem a agilidade de um carro nas retomadas e acelerações.
![JAC iEV1200T [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/P_20200918_103854_edited-750x450.jpg)
O sistema de freio é bastante sensível, com uma área morta antes de realmente entrar em ação com força. Muita força, aliás. Para quem não está acostumado, é necessário um pouco mais de delicadeza do que nos freios de um hatch compacto. Afinal, o iEV1200T precisa lidar com PBT de até 7.490 kg. A direção tem assistência eletro-hidráulica, mas a atuação leve.
![JAC iEV1200T [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/P_20200918_103904_edited-750x450.jpg)
Na prática, se não fosse pelo fato de estar sentado sobre o eixo dianteiro, pelo para-brisa extremamente reto e pelo volante deitado, nem pareceria estar dirigindo algo maior que uma picape média.
Trabalho bruto
Segundo a marca chinesa, seu caminhão elétrico é capaz de rodar 200 km com carga completa. Com velocidade máxima limitada a 90 km/h, fica clara que sua vocação é no uso urbano, evidenciado pelo fato de que ele pode ser dirigido com carteira de habilitação B, a mais comum e usada para carros.
![JAC iEV1200T [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/P_20200918_103815_edited-750x450.jpg)
A qualidade de construção deixa a desejar. Apesar de aparentar robustez ao rodar, o caminhão elétrico da JAC é bastante barulhento. Em buracos, é perceptível o quanto a cabine flexiona e faz barulho. Por dentro, apesar dos plásticos duros por todos os lados, como era esperado em um veículo de trabalho, não há barulhos provenientes dessa área.
![JAC iEV1200T [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/P_20200918_103750_edited-750x450.jpg)
Faz falta um marcador de autonomia total, problema compartilhado com sua irmã picape iEV330P. O caminhão elétrico da JAC marca apenas o percentual de bateria disponível, necessitando que o motorista exercite a matemática para poder saber se chegará ao destino programado.
Veredicto
Primeira fabricante atuante no Brasil a trazer um caminhão elétrico de uso urbano, a JAC sai à frente de suas rivais. A marca aposta que seu grande ganha-pão nos próximos anos será o iEV1200T por conta da inovação e da necessidade de diversas empresas em limpar suas frotas e diminuir a poluição. Resta saber se os motoristas mais tradicionais aceitarão tamanha inovação.
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![JAC iEV1200T [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/P_20200918_103802_edited-1200x720.jpg)