Memes, gambiarras, arroz com feijão, gritar quando acaba a luz e futebol: esse é o puro suco de Brasil. Mas, como apaixonados por automóveis, também temos aquele carro que é a cara do nosso país. E na Pergunta da Semana de hoje, queremos saber: que carro é a cara do Brasil?
Aqui no Auto+ a Pergunta da Semana questiona justamente essas questões automotivas interessantes. Toda terça-feira perguntaremos aos nossos leitores algo para que vocês interajam nos comentários. Antes, é claro, também daremos a resposta de nossa equipe editorial.
Fiat Strada – João Brigato / editor
![Fiat Strada Ranch [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/08/IMG_6163_edited-750x450.jpg)
Se há um carro que é a cara do Brasil, esse é a Fiat Strada, especialmente na atual geração. Ela está em tudo quanto é canto dessa terra: trabalhando com a caçamba cheia nas versões Endurance ou dando uma volta no shopping com a versão Volcano com câmbio CVT. E dado o alvoroço que as novas versões Ranch e Ultra estão causando, ela é a cara do Brasil.
Volkswagen Gol – Léo Alves / repórter
![VW Gol [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/volkswagen_gol_edited-750x450.jpg)
Carro mais vendido, mais produzido e mais exportado da história do Brasil, o Volkswagen Gol não poderia ficar de fora de uma lista como essas. O compacto carregou o país nas costas e é inegável que cada brasileiro existente tem alguma história na qual ou o Gol foi protagonista, ou participou dela.
Fiat Uno – Felipe Yamauchi / repórter
![Fiat Uno [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/fiat_uno_1_edited-750x450.jpg)
Talvez o mais querido dos modelos da Fiat e carro mais rápido da história do Brasil (se tiver uma escada no teto), o Fiat Uno é outro tipo de ícone nacional. Caridosamente chamado de botinha ortopédica, ele é robusto, espaçoso e gostoso de dirigir. Tem aos milhares nas ruas até hoje, mesmo tendo saído de linha há um certo tempo.
E você: conte nos comentários qual carro é a cara do Brasil e o porquê. Não vale citar os modelos que já contamos aqui! As melhores respostas serão exibidas em uma nova matéria na sexta-feira.
>>Fiat Strada Ultra é a nova versão da caminhonete mais vendida do Brasil
![Fiat Strada Ultra [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/IMG_6187_edited-1200x720.jpg)

O Volkswagen polo, porque ele Foi o carro mais mais vendido no Brasil em julho e tornou-se o Substituto do gol e com o lançamento da versão track ajudou a aumentar as vendas do polo, por isso que é a cara do Brasil
Volkswagem Gol. Basicamente ele é, ou aliás, era, o carro de maior notoriedade do Brasil, antes de chegar no seu fim. Por que basicamente, como é dito na própria matéria, é o carro mais produzido do Brasil e vendido. Todo brasileiro, acompanhou de certa forma, toda a evolução deste carro, desde os anos 80, 90, 2000, 2010 e 2020. Basicamente é o carro que fez história, e, um carro muito popular. Poderia citar o Polo, como o cara do comentário abaixo fez, entretanto, vale dizer que o Polo, desde sempre neste país foi um carro de um padrão mais elevado, um Jetta um pouco inferior, ou um Santana, uma Passat, estes carros de padrão mais elevado, o Polo era um deles, antes de ser descontinuado aqui no Brasil. E mesmo que tenha voltado e sido o carro mais vendido “atualmente”, se você levar em consideração a história, você sabe que o Gol, é aquele que marca mais, que mais pessoas lembram, juntamente com o Voyage e a Saveiro, que possuem uma associação ao Gol. Claramente, o Gol é uma marca dos veículos brasileiros. Agora deixa eu falar uma coisa: Que carro feio este Gol da foto, poderia botar uma imagem de um modelo mais bonitinho, como um Gol dos anos 80/90, ou o Gol de 2013, por aí. A Strada faz mais sentido botar uma foto antiga que a imagem atual dela, é provavelmente á que mais se viu por aí.
Pela historia e recordes de vendas nos 80, 90 e 00, sem dúvidas, Gol e Uno.
Considerando os carros atuais, sem paixonite por marca, mas sim porque estão por toda a parte no trânsito: Argo, Onix, Strada, Renegade, Compass e BMW Série 3.
A cara do Brasil são carros com mecânica barata de manter , peças fáceis de encontrar, valentes no dia a dia, sem as firulas que “o mercado” exige, e não são grandes e beberrões como os tais “suv” e nem inatingíveis como os badalados elétricos. Chevrolet Corsa e Celta são bons exemplos.
Celta – O verdadeiro carro que tem a cara de todo brasileiro, pois mesmo sendo simples, consegue atender os mais diversos públicos. Desde os mais velhos e tradicionais que utilizam o veiculo no dia a dia, os professores que enchem o seu pequeno porta malas e banco traseiro com seus materiais didáticos, ou até mesmo os mais jovens, estes cheios de ideias para customização. Em um país aonde a grana é sempre curta, esse carrinho econômico e de pouca manutenção entrou no imaginário e no coração da maioria.
Toyota Corolla pois é o sedã mais vendido no Brasil, é econômico , confortável e não precisa de muita manutenção. Agora se é carro antigo, o carro antigo que é a cara do Brasil é o Fusca. Foi o mais vendido por décadas além de que muita gente gosta dele. Ganhou até papel de protagonista principal em filme