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Carros elétricos custam 20% mais para serem reparados

Os modelos elétricos possuem um custo de reparo maior em relação aos carros a combustão interna; confira os valores.

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Embora haja uma desaceleração no ritmo de vendas de veículos elétricos, o número de reclamações envolvendo colisões continua a crescer na América do Norte. E reparar modelos puramente movidos a energia custa mais em relação aos carros a combustão interna.

De acordo com um estudo realizado pela Mitchell, as reivindicações de modelos BEVs (Battery Electric Vehicles) danificados por colisões aumentaram 2,5% nos Estados Unidos e 3,95% no Canadá durante o segundo trimestre de 2024.

Esse incremento ocorreu apesar da redução nas vendas, o que levou a uma queda na participação de mercado dos BEVs para 9,3% no segundo trimestre de 2024 (em comparação com 10,2% no terceiro trimestre do ano passado nos Estados Unidos).

elétricos
Tesla Model 3 Performance 2024 [Divulgação]

Segundo o estudo, o custo médio para reparar modelos a bateria no segundo trimestre de 2024 foi de US$ 5.753 nos Estados Unidos e $ 6.534 dólares canadenses.

Em contrapartida, os carros a combustão interna tiveram uma média de custos relativamente mais baixos, de US$ 4.806 nos EUA e $ 4.958 no Canadá.

Tesla Model 3 Performance
Tesla Model 3 Performance 2024 [Divulgação]

Isso significa que reparar modelos a bateria foi 20% mais caro nos Estados Unidos e 31% mais caro no Canadá. Os Tesla Model 3 e Model Y lideram os índices de sinistros nos Estados Unidos e no Canadá, respondendo por mais da metade de todos os casos.

Outro fato revelado é que, embora os veículos elétricos exijam mais horas de trabalho mecânico por avaliação, em média, eles são menos propensos a precisar de reparos em comparação aos equivalentes a combustão interna (5,21% contra 8,1%).

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Tesla Model Y [divulgação]

Isso sugere que a integridade estrutural dos veículos elétricos pode ser maior do que a dos modelos a combustão interna, embora sejam necessários mais dados para confirmar isso, segundo publicado pelo site Carscoops.com.

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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