Ao vivo
Home » Destaque » Cinco versões legais da Ford Ranger que nunca tivemos no Brasil

Curiosidades

Cinco versões legais da Ford Ranger que nunca tivemos no Brasil

Um dos poucos verdadeiros produtos globais da Ford, a Ranger teve diversas versões interessantes que nunca desembarcaram por aqui

4 min de leitura

Com o lançamento da nova geração da Ford Ranger no Brasil e no mundo, o antigo modelo agora entra para a história. Só que a marca do oval azul já fez versões verdadeiramente legais da antiga Ranger e que, infelizmente, nunca vieram para o nosso país.

Tudo bem que temos nossa cota de versões legais da Ranger, como a Storm, a Black e a FX4. Mas lá fora, as versões radicais da Ranger foram bem mais legais. Confira.

Raptor

Talvez a Raptor seja a versão da Ford Ranger que os brasileiros mais invejavam. Apresentada na Tailândia em 2018, ela trouxe a consagrada fórmula da F-150 para uma embalagem menor. Tinha carroceria alargada, para-choques recuados de metal e um visual amedrontador.

O destaque vai para o motor 2.0 quatro cilindros biturbo de 210 cv ligado ao câmbio automático de dez marchas do Mustang. Toda suspensão da Ranger Raptor era reforçada, com amortecedores Fox e mudanças estruturais para aguentar o off-road de velocidade. Só não foi vendida no Brasil porque não aguenta levar 1 tonelada na caçamba.

Cabine Estendida

Ford Ranger Cabine Estendida [divulgação]
Ford Ranger Cabine Estendida [divulgação]

Ford Ranger e Chevrolet S10 foram as únicas picapes médias dos anos 1990 a oferecer versão com cabine estendida. Enquanto lá fora essa opção de carroceria foi mantida, aqui no Brasil as marcas preferiram manter as variantes simples e dupla como única opção. A questão é que a cabine estendida evoluiu e muito.

A geração anterior da Ranger oferecia desde 2011 a opção estendida com portas traseiras. Visualmente parece apenas uma picape duas portas. Contudo, a sessão traseira se abria ao contrário, como na antiga Fiat Strada Cabine Dupla. Atrás havia espaço para cargas e um pequeno banco, permitindo levar mais cargas com um pequeno sacrifício dos passageiros.

Tremor

Apesar do nome estranho, a Ranger Tremor é uma quase Raptor para o mercado norte-americano. Ao invés de beber diesel, ela usa o mesmo motor do Mustang. O 2.3 quatro cilindros turbo a gasolina entrega 274 cv e 42,8 kgfm de torque na Tremor. Ela ainda contava com o mesmo câmbio automático de dez marchas do muscle-car e que é usado na nova geração.

Ela tinha para-choques diferenciados, detalhes em vermelho na carroceria, pneus off-road, interior com detalhes em preto e adesivos (opcionais). A suspensão foi reforçada para lidar com trilhas mais pesadas, ainda que não tenham sido modificações tão fortes quanto as aplicadas na Raptor.

MS-RT

Criada para ser o extremo oposto da Raptor, a Ranger MS-RT prezava pela vida no asfalto. O visual também foi incrementado com para-choque dianteiro esportivo, grade frontal feita com desenho de colmeia, saias laterais, carroceria alargada e para-choque traseiro visualmente integrado à caçamba, além de rodas maiores e pneus de asfalto.

A Ranger esportiva ainda trazia o santantônio da versão Limited pintado em preto brilhante. Por dentro havia painel com couro e costuras laranjas, bancos com imitação de fibra de carbono e logo MS-RT no encosto, além de detalhes em preto, como o revestimento do teto. O motor era o 2.0 quatro cilindros biturbo diesel com 210 cv e 51 kgfm de torque diferente do usado na nova geração.

Wildtrak X

Em alguns mercados, a Ford Ranger era oferecida na versão Wildtrak como uma alternativa off-road na ponta mais alta da gama. É algo como uma Storm com pacote de itens de série da Limited. Contudo, o X a mais no nome elevava o jogo mais um pouco.

Ela ganhava snorkel, quebra-mato com barra de LED, para-lamas alargados com plástico preto, rodas de 18 polegadas exclusivas, além de acabamento escurecido em diversas partes da carroceria. O motor era o 2.0 biturbo diesel de 213 cv com câmbio automático de dez marchas.

>>Estreia da Ford Ranger faz Toyota subir preço de Hilux e SW4

>>Ford Ranger V6 coloca rivais no cantinho para pensar | Impressões

>>Nova Ford Ranger já tem 850 unidades vendidas no Brasil

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar