Home » Destaque » Citroën Ami pode ser vendido no Brasil, aponta presidente da marca

Destaque

Citroën Ami pode ser vendido no Brasil, aponta presidente da marca

Pequenino elétrico da Citroën tem grandes chances de ser vendido por aqui, caso a legislação permita

3 min de leitura

O simpático microcarro elétrico Citroën Ami está nos planos da Stellantis para o Brasil. Durante a live de lançamento dos furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América Latina revelou as intenções da marca francesa para o pequenino eletrificado.

“Não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil”, comentou Vanessa. A fala foi revelada após uma pergunta sobre a possibilidade de que a Stellantis venda o modelo no nosso país. A data para a estreia, no entanto, não foi revelada, já que o martelo ainda não foi batido sobre sua venda por aqui.

A única barreira, segundo a executiva, é a legislação. Lá na Europa, o Citroën Ami pode ser dirigido por adolescentes a partir de 14 anos. Isso se deve ao fato de que ele é classificado como quadriculo, apesar de ser um carro. Aqui no Brasil, fica a dúvida de como ele pode ser classificado.

Citroën Ami [divulgação]
Citroën Ami [divulgação]
Caso seja visto pela lei como um carro, o Citroën Ami, obrigatoriamente, terá que contar com airbags duplos. Esse item de segurança, no entanto, não está presente na Europa. Isso se deve ao fato de que ele é um modelo voltado a uso urbano e pensado para ser o mais barato possível.

Pequeno e diferente

Como o Ami já é minúsculo, afinal são apenas 2,41 m de comprimento e 1,39 m de largura, a Citroën tem uma possibilidade interessante na mobilidade urbana. O motor 100% elétrico tem tímidos 8 cv e velocidade máxima limitada a 45 km/h. Já a autonomia é de 77 km com carga completa. Com fio integrado, ele pode ser carregado diretamente em qualquer tomada na rua.

Citroën Ami [divulgação]
Citroën Ami [divulgação]
Entre as soluções criativas para economia de custos, o Citroën Ami tem para-choque dianteiro e traseiro idênticos. Além disso, as portas são iguais, fazendo com que a do lado do motorista se abra ao contrário da do passageiro. Por dentro, ele conta com nichos de borracha para que objetos maiores sejam fixados ali.

>>Furgões Peugeot e Citroën, que pegaram lugar da Kombi, viram elétricos

>>Stellantis investirá em mais SUVs para Alfa Romeo e Citroën

>>Citroën Ami Cargo é o menor e mais simpático furgão do mundo

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar