Sob nova direção desde 1º de abril, a Honda do Brasil vai passar por um intenso processo de renovação nos próximos anos. A marca pretende enxugar sua linha de carros produzidor no Brasil e focar em categorias que dão mais lucro. Com isso, novamente o futuro de Civic e Fiat no Brasil é ameaçado.
Astushi Fujimoto, novo presidente da Honda no Brasil, conversou com economistas e com o Automotive Business onde revelou alguns planos do futuro da marca. “Não posso adiantar nosso programa de lançamentos, mas está nos planos a redução da linha de carros”, adiantou o executivo.
Há tempos a manutenção de Fit e City nas linhas de produção de Itirapina e Sumaré, ambas no interior de São Paulo, é colocada em xeque. Ambos receberam novas gerações lá fora e que demandarão investimentos pesados da Honda para serem feitas por aqui.
![Honda Civic 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/honda_civic_sedan_sport_62_edited-750x450.jpg)
Civic importado?
O caso do Civic seria mais fácil de resolver com produção nacional, visto que estruturalmente ele não mudou tanto em relação ao modelo atual. Além disso, segue vendendo bem e sem nenhuma ameaça imediata ao seu posicionamento dentro da Honda ou no segmento de sedãs médios.
A única pedra possível em seu sapato é o novo HR-V. A terceira geração (segunda no Brasil) do SUV migrará de categoria. Ele subirá do segmento de compactos para o de médios. Assim, deixará de brigar com Jeep Renegade, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross para partir para cima de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
![Honda HR-V 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Honda-HR-V-2022_edited.jpg)
Sai Fit, entra quem?
Já o caso do Fit é ainda mais complicado. Há um certo tempo ele tem vendido menos que seu irmão aventureiro WR-V. Segundo dados fornecidos pela Fenabrave, até maio, a Honda vendeu 3.154 unidades do Fit contra 4.419 do WR-V. Ou seja, parte do público está suprido pelo pseudo-SUV.
![Honda Fit Personal [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/Fit-Personal-750x450.jpg)
Há de considerar também que a Honda prepara um novo SUV para o lugar do WR-V, em virtude da promoção de categoria que sofrera o HR-V. E que a nova geração do Fit ficou cara demais para ser feita no Brasil. Ou seja, as chances de ele se renovar são muito pequenas.
>>Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação
>>HR-V Touring fica mais caro que Jeep Compass e VW Taos
>>HR-V Touring briga com Renegade, mas mira Compass | Avaliação


![Honda Civic LX 2021 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Honda-Civic-LX-2021-5_edited-1200x720.jpg)
Tirar o FIT e dar um tiro no pé o city e totalmente apagado e vai continuar sendo se tirar vou migrar para VW e esperar a geração do novo gol tchau HONDA.
Acho pouco provável a Honda tirar o Civic… Por ser seu único sedan de porte.
Acredito que esta informação tenha outros interesses que a Honda não quer revelar. Ao andar pelas ruas é muito mais fácil se ver um Fit do que um WR-V. E até mesmo o Civic, embora tenha perdido muitas vendas para seu rival Corolla, ainda é um modelo muito admirado e procurado pelos fãs dos sedãs médios. Já o City, dos três modelos da marca é o que menos se vê nas ruas. Basta ler as revistas automotivas para ver que todos os anos o Fit ganha como a melhor opção no segmento dos monovolumes Vamos esperar pra ver o desfecho da história…