Home » Destaque » Depois do VW Fox, Ram Rampage brasileira é exportada para a Europa

Destaque

É do Brasil!

Depois do VW Fox, Ram Rampage brasileira é exportada para a Europa

Sem nenhuma modificação em relação à versão brasileira, Ram Rampage passa a ser vendida na Europa em duas versões

3 min de leitura

Totalmente desenvolvida no Brasil e produzida unicamente na planta de Goiana, Pernambuco, a Ram Rampage passa a ser exportada para a Europa. O feito é motivo de orgulho para os brasileiros que viram raríssimas vezes carros feitos no nosso país serem vendidos no Velho Continente, especialmente carros originalmente pensados só para cá.

Lançada em 2023, a Ram Rampage não passou por modificações para ser vendida na Europa. Segundo a Stellantis, o modelo oferecido no nosso mercado é idêntico ao Euro-Spec. A única alteração, contudo, foi uma recalibragem do motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina para rodar com o combustível puro.

Lembra do Fox?

É um movimento totalmente diferente do que a Volkswagen fez com o Fox quando o exportou para a Europa. Até então o último carro brasileiro a ser vendido no Velho Continente, o hatch compacto tinha para-choques diferentes, inteior mais refinado e até motores alterados em relação ao que era oferecido aqui.

carros
Volkswagen Fox europeu [divulgação]

Na prática, existia o Fox brasilerio e o Fox europeu, mas ambos feitos em solo nacional – especificamente em São José dos Pinhais, onde hoje o T-Cross é fabricado. No caso da Ram Rampage, que é um produto desenvolvido com o Brasil como foco, a Stellantis não precisou fazer alterações para a exportação.

Euro-spec = BR-Spec

Enquanto no Brasil temos as versões Big Horn, Rebel, Laramie e R/T, os europeus só terão metade da gama. Especificamente a versão Rebel será a de entrada com motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 200 cv e 45,9  kgfm de torque. Já o modelo de topo será a Rampage R/T com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm.

Ram Rampage em um porto sendo exportada para a Europa
Ram Rampage [divulgação]

Tal qual no Brasil, as duas versões são equipadas com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4. Vale ressaltar que a Ram Rampage é equipada com sistemas ADAS Nível 2, o que é necessário para boas notas no Euro NCAP. Como ela nunca foi testada pelo Latin NCAP, quem sabe agora o órgão europeu atesta a segurança da picape.

O que diz a Stellantis?

Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, afirma que “a exportação da Rampage para a Europa é um marco para a Stellantis e para a marca Ram. É o reconhecimento de que temos capacidade de criar e produzir na América do Sul veículos com padrão global de qualidade, tecnologia e design”.

Ram Rampage em um porto sendo exportada para a Europa
Ram Rampage em um porto sendo exportada para a Europa

O executivo ainda completa dizendo que a Rampage é “um produto concebido e desenvolvido aqui, que agora conquista novos mercados/ Essa conquista reforça o papel estratégico do Brasil e da região dentro da Stellantis global, como protagonistas no desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas para o mundo”.

Você gosta da Ram Rampage? Teria uma? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar