Home » Destaque » Exclusivo: Honda WR-V usará motor turbo inédito no Brasil, mas não será o primeiro híbrido nacional

Destaque

Exclusivo: Honda WR-V usará motor turbo inédito no Brasil, mas não será o primeiro híbrido nacional

Preparando o terreno para a chegada do novo Honda WR-V no Brasil, a marca japonesa terá novidades mecânicas além do esperado

4 min de leitura

Certamente o lançamento mais importante da Honda em 2025, o novo WR-V deverá se tornar o novo carro de volume da marca. Isso porque o City não tem volume forte e o HR-V, por mais que venda bem, é caro para um segmento ainda sensível a valores. Por isso, todas as apostas da marca japonesa estão no novo Honda WR-V.

Que motor o novo Honda WR-V vai usar?

Com exclusividade, o Auto+ apurou algumas novidades sobre o SUV compacto. Fontes ligadas à marca revelaram que o Honda WR-V terá um novo motor importado. Por conta dos custos de produção desse motor, ele será inicialmente trazido ao Brasil para ser montado no novo modelo.

Contudo, precisamos lembrar que a Honda produz nacionalmente os motores 1.5 aspirado (que estão em City e HR-V), além do 1.5 turbo do HR-V Advance e Touring. Inclusive, o conjunto turbo, que era oferecido no Civic, só virou flex por conta da nacionalização. Por conta disso, o 1.5 turbo não deve ser o escolhido, mas o 1.5 aspirado sim (em algumas versões).

Honda WR-V laranja de frente em cima de uma montanha
Honda WR-V [divulgação]

Se o motor será turbo e importado, a única possibilidade que resta é o 1.0 três cilindros turbo que o City usa na Tailândia. Trata-se de um conjunto bem moderno, com 122 cv e 17,6 kgfm de torque na atual aplicação somente a gasolina. Convertido para flex, pode bater os 130 cv e 20,4 kgfm de torque que o T200 da Fiat oferece.

Quais versões o novo Honda WR-V terá?

Além da motorização, o Auto+ apurou junto à rede de concessionários que o WR-V terá três versões. Ele vai começar na EX 1.5 aspirada, seguirá para a EXL 1.5 aspirada e vai finalizar com a Touring turbo. A gama de versões é bem parecida com a do HR-V, mas não idêntica, especialmente porque só haverá uma versão turbo.

Honda WR-V laranja de traseira em cima de uma montanha
Honda WR-V [divulgação]

Como o conjunto mecânico do modelo top é importado, e mais caro, espere por preços invadindo bem a gama de variantes do HR-V. Com isso, o novo WR-V terá uma versão a menos do que seu irmão maior e que os City sedan e hatch. Inclusive, a rede afirma que o novo SUV faz parte de uma estratégia nova de preços.

Como a Honda percebeu que se tornou uma marca muito cara e, consequentemente, perdeu volume, eles devem apostar forte em valores no novo WR-V. Uma fonte nas concessionárias afirmou que “o valor ainda não está definido. Mas o WR-V faz parte de uma nova estratégia da Honda para o Brasil e eles estão com uma expectativa bem alta, assim como a gente para vender mais”. 

interior do novo Honda WR-V
Honda WR-V [divulgação]

E o Honda WR-V híbrido?

Com a chegada do Toyota Yaris Cross ao Brasil neste ano, inaugurando o segmento de SUVs compactos híbridos, era esperado que a Honda fizesse o mesmo com o WR-V. Inclusive, a marca já confirmou que quer fazer um híbrido por aqui. Mas, se você esperava que isso seria com o novo SUV, pode tirar o cavalinho da chuva.

A Honda não vai apostar no WR-V para a eletrificação neste momento. Como ele é um projeto de baixo custo, feito para atuar no lugar do HR-V em mercados os quais consideram o SUV compacto caro demais, ele não tem ainda motorização eletrificada em nenhum país. Ainda que sua base, a mesma do City e do HR-V, esteja pronta para o sistema e:HEV.

cabine do novo Honda WR-V
Honda WR-V [divulgação]

Você acha que o Honda WR-V fará sucesso no Brasi? Conte nos comentários.


YouTube video

3 comentários em “Exclusivo: Honda WR-V usará motor turbo inédito no Brasil, mas não será o primeiro híbrido nacional”

  1. Edmon

    ainda aposto que a Touring turbo vai ser bem mais cara que as EX e EXL do HRV..
    pelo espaço interno e equipamentos parecidos, ninguém vai preferir os HRV aspirados se forem o mesmo preço..
    infelizmente…….
    mas se a Honda realmente quer voltar a ser marca de volume, pode simplesmente jogar o HRV mais pra cima ainda e focar os números no WRV.. aí sim seria interessante

  2. Ricardo Lopes

    Não dá ideia pros japas…

  3. Alf20081 Galante

    A Honda vende para compradores de Honda, caros para comprar, caros para manter! Se não tiver um grande apelo não vai vender! Aposto no modelo da Toyota que entrará no mesmo segmento!

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar