A fábrica da Toyota de motores localizada em Porto Feliz (SP) foi devastada por fortes ventos durante o temporal da tarde desta segunda-feira (22). Imagens feitas por funcionários e divulgadas nas redes sociais mostram a destruição.
Pelos vídeos e imagens divulgadas, telhados foram arrancados, estruturas metálicas retorcidas e até veículos atingidos. A unidade é responsável pela produção de motores da fabricante japonesa, que equipa seus carros produzidos no Brasil, como é o caso do Corolla Cross, Corolla sedã e o futuro Yaris Cross.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas pela CNN, dez pessoas ficaram feridas levemente, todas conscientes e orientadas, e foram socorridas por viaturas da própria empresa.



A Defesa Civil, em nota, disse que está na região, mas não confirmou a velocidade dos ventos, mas há estimativas de que tenham ultrapassado 120 km/h. Para comparação, ventos acima de 117 km/h já podem ser classificados como tornados, que variam até mais de 530 km/h. Em São Paulo, as rajadas chegaram a cerca de 100 km/h.
Estragos na produção e Yaris Cross em risco
Vídeos que circulam na internet mostram o interior da unidade parcialmente destruído, com maquinário e áreas de montagem alagados após o telhado ceder. O impacto pode comprometer o cronograma de produção do Yaris Cross, já que ele receberá o motor 1.5 aspirado da unidade de Porto Feliz.

O Auto+ entrou em contato com a Toyota que confirmou a paralisação de atividades na fábrica e sem data de retomada do funcionamento.
Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.
O Yaris Cross, SUV compacto híbrido-flex da Toyota, é um dos veículos mais aguardados de 2025 no Brasil e já sofreu seguidos adiamentos. O lançamento, no entanto, foi confirmado para outubro de 2025. Devido ao ocorrido da tempestade, o Yaris Cross pode sofrer novos atrasos, já que as imagens mostram linhas molhadas, máquinas expostas e danos estruturais que podem exigir reparos e realocação de equipamentos.

Cronologia dos atrasos do Yaris Cross no Brasil
- 2021 – Toyota confirma a produção de um SUV compacto híbrido flex em Sorocaba.
- 2023 – Rafael Chang, presidente da Toyota na América Latina, anuncia a chegada do Yaris Cross para o segundo semestre de 2024.
- Fim de 2023 – Escândalo da subsidiária Daihatsu por manipulação em testes de segurança paralisa o projeto e exige recertificação.
- Fim de 2024 – Previsão é revisada para julho de 2025; Yaris hatch e sedan saem de linha para liberar espaço.
- Maio de 2025 – Obras de adaptação e ajustes no motor híbrido flex adiam o lançamento para outubro de 2025.
Acha que a Toyota vai conseguir manter o cronograma de outubro para o Yaris Cross ou a destruição na fábrica pode adiar ainda mais a estreia? Deixe seu comentário!




Situação lamentável!
Esperamos que os técnicos, engenheiros e demais operários da Toyota consigam reverter a situação.
O pais precisa de empregos!
Coragem!
Não vai haver um modelo 2025.
ATENÇÃO – Confirmado o lançamento do Yaris cross.
Agora eu juro.
Data certa.
Outubro de 2032.
Podem confiar. 🙃🙃🙃
Quero deixar a minha solidariedade à empresa e aos funcionários por esta lamentável ocorrência.
Deveriam ter mantido a produção do Yaris Hatch e Sedan……castigo…
LANÇAMENTO A GOSTO (de Deus) 🤦🏻♂️ Toyota está ladeira abaixo, Honda vai liderar sozinha. Virou palhaçada esse carro. 🤡
Uma fábrica da Toyota não foi fechada.
A solução é reabrir.
Quando for lançado, já estará com visual ultrapassado. Poderia ter o motor 1.8. Esse 1.5 é fraco para um SUV com 5 pessoas e porta malas cheio.