Ao vivo
Home » Destaque » Estreia do Toyota Yaris Cross é postergado por culpa de desastre

Destaque

Vendaval

Estreia do Toyota Yaris Cross é postergado por culpa de desastre

Temporal destelhou galpões, entortou estruturas metálicas e deixou dez feridos leves; produção de Corolla e futuro Yaris Cross pode ser afetada

4 min de leitura

A fábrica da Toyota de motores localizada em Porto Feliz (SP) foi devastada por fortes ventos durante o temporal da tarde desta segunda-feira (22). Imagens feitas por funcionários e divulgadas nas redes sociais mostram a destruição. 

Pelos vídeos e imagens divulgadas, telhados foram arrancados, estruturas metálicas retorcidas e até veículos atingidos. A unidade é responsável pela produção de motores da fabricante japonesa, que equipa seus carros produzidos no Brasil, como é o caso do Corolla Cross, Corolla sedã e o futuro Yaris Cross.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas pela CNN, dez pessoas ficaram feridas levemente, todas conscientes e orientadas, e foram socorridas por viaturas da própria empresa. 

Fábrica da Toyota em Sorocaba destruída pela chuva
Fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) destruída pela chuva [Reprodução]

A Defesa Civil, em nota, disse que está na região, mas não confirmou a velocidade dos ventos, mas há estimativas de que tenham ultrapassado 120 km/h. Para comparação, ventos acima de 117 km/h já podem ser classificados como tornados, que variam até mais de 530 km/h. Em São Paulo, as rajadas chegaram a cerca de 100 km/h.

Estragos na produção e Yaris Cross em risco

Vídeos que circulam na internet mostram o interior da unidade parcialmente destruído, com maquinário e áreas de montagem alagados após o telhado ceder. O impacto pode comprometer o cronograma de produção do Yaris Cross, já que ele receberá o motor 1.5 aspirado da unidade de Porto Feliz.

Toyota Yaris Cross azul de frente
Toyota Yaris Cross [divulgação]

O Auto+ entrou em contato com a Toyota que confirmou a paralisação de atividades na fábrica e sem data de retomada do funcionamento.

Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.

O Yaris Cross, SUV compacto híbrido-flex da Toyota, é um dos veículos mais aguardados de 2025 no Brasil e já sofreu seguidos adiamentos. O lançamento, no entanto, foi confirmado para outubro de 2025. Devido ao ocorrido da tempestade, o Yaris Cross pode sofrer novos atrasos, já que as imagens mostram linhas molhadas, máquinas expostas e danos estruturais que podem exigir reparos e realocação de equipamentos.

Toyota Yaris Cross parado de 3x4 frontal
Toyota Yaris Cross [Divulgação]

Cronologia dos atrasos do Yaris Cross no Brasil

  • 2021 – Toyota confirma a produção de um SUV compacto híbrido flex em Sorocaba.
  • 2023 – Rafael Chang, presidente da Toyota na América Latina, anuncia a chegada do Yaris Cross para o segundo semestre de 2024.
  • Fim de 2023 – Escândalo da subsidiária Daihatsu por manipulação em testes de segurança paralisa o projeto e exige recertificação.
  • Fim de 2024 – Previsão é revisada para julho de 2025; Yaris hatch e sedan saem de linha para liberar espaço.
  • Maio de 2025 – Obras de adaptação e ajustes no motor híbrido flex adiam o lançamento para outubro de 2025.

Acha que a Toyota vai conseguir manter o cronograma de outubro para o Yaris Cross ou a destruição na fábrica pode adiar ainda mais a estreia? Deixe seu comentário!


YouTube video

3 comentários em “Estreia do Toyota Yaris Cross é postergado por culpa de desastre”

  1. Roberto Boczko

    Situação lamentável!
    Esperamos que os técnicos, engenheiros e demais operários da Toyota consigam reverter a situação.
    O pais precisa de empregos!
    Coragem!

  2. Fabrício B. Aguirre

    Não vai haver um modelo 2025.

  3. Dalton

    ATENÇÃO – Confirmado o lançamento do Yaris cross.
    Agora eu juro.
    Data certa.
    Outubro de 2032.
    Podem confiar. 🙃🙃🙃

  4. JOSE FELICIANO CORREA

    Quero deixar a minha solidariedade à empresa e aos funcionários por esta lamentável ocorrência.

  5. Pedro Almeida

    Deveriam ter mantido a produção do Yaris Hatch e Sedan……castigo…

  6. HENRIQUE

    LANÇAMENTO A GOSTO (de Deus) 🤦🏻‍♂️ Toyota está ladeira abaixo, Honda vai liderar sozinha. Virou palhaçada esse carro. 🤡

  7. Carlos Costa

    Uma fábrica da Toyota não foi fechada.
    A solução é reabrir.

  8. Flavio Capuruço

    Quando for lançado, já estará com visual ultrapassado. Poderia ter o motor 1.8. Esse 1.5 é fraco para um SUV com 5 pessoas e porta malas cheio.

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar