Onde há fumaça, há fogo. Flagrado em testes no Brasil pelo Falando de Carro, o Renault Clio de quinta geração levantou suspeitas. Afinal, se a Renault está prestes a desistir do Sandero, por que ela traria o Clio para o Brasil?
A resposta é um pouco mais completa do que parece. O Clio não está aqui a passeio, na realidade. Sua missão é testar componentes para os futuros modelos da Renault. É a mesma tarefa que o Opel Corsa teve quando o Chevrolet Onix de primeira geração estava em desenvolvimento no Brasil.
Lançado em 2019, o Renault Clio de quinta geração foi o primeiro modelo da marca francesa a ser construído sobre a plataforma CMF-B. A base é a mesma usada por diversos modelos da Nissan e da Renault, incluindo os novos Captur, Sandero, Logan/Taliant, Jogger, Note, Juke e a versão europeia do Arkana.
![Renault Clio E-Tech [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/renault_clio_e-tech_60_edited-750x451.jpg)
Esse Clio rodando em terras brasileiras pode ser justamente a mula inicial desse projeto para o SUV compacto da Renault menor que o Duster. O futuro Stepway, verdadeiramente convertido em SUV, deve se tornar um projeto global da Renault e ser vendido pela marca francesa ou pela Dacia. Mas o desenvolvimento é concentrado no Brasil.
![Renault Clio E-Tech [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/renault_clio_e-tech_87_edited-750x450.jpg)
Clio híbrido?
Outra possibilidade está no sistema eletrificado do Renault Clio. Lá na Europa, ele conta com a versão E-Tech híbrida. Debaixo do capô reside um motor 1.6 aspirado bastante parecido com o SCe usado no Stepway e no Logan. Contudo, ele conta com sistema elétrico com dois motores: um de 48 cv e outro de 20 cv.
O motor menor é usado como alternador e também auxilia o carro na hora das partidas. Ou seja, ele mescla o sistema híbrido tradicional com o micro-híbrido. A potência combinada é de 140 cv. Segundo a Renault, isso reverte em consumo médio de 23,3 km/l. E justamente esse sistema pode ser usado no Brasil em algum modelo futuro.
![Renault Clio E-Tech [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/renault_clio_e-tech_96_edited-750x450.jpg)
>>Flagra: Hyundai Creta pode ganhar versão esportiva N no Brasil?
>>Flagra: Hyundai HB20 2023 seguirá polêmico e com seta no para-choque
>>Exclusivo: Honda HR-V 2023 é flagrado pela primeira vez no Brasil



Esse sim valeria a pena, mesmo transformando em um suv ficaria show essa aparência.
Aiaiaiai, a honda assim como as outras montadoras acha que somos burros né. Ela para de fabrica o Civic pois viu que ele passou do teto de 100 k,aí o que ela faz? Mata a produção o caro no Brasil pra que ele seja importado pra vender bem acima dos 100k,aí traz o City com uma remodela meia boca , aí vende a 100k até 120 k. Achando que vale 100mil reais no City de entrada pelado e cem nada, vergonhoso os brasileiros que ainda continuam comprando ,carro nesses moldes aqui no Brasil. Obs.a wolks ,a Chevrolet ,a Fiat já fazem isso a muito tempo e continuam vendendo .se tem quem comprar porquê parar então!.
Clio vai ser sempre o carro forte da Renault, ele representa para marca, o que o gol, e corsa fizeram para suas montadoras.
A Segunda geração do Gol melhorou muito o carro, e só fez dobrar o seu sucesso. Com o Clio foi a mesma coisa, passou a ser um sucesso a partir da segunda geração, e se tornou o automóvel francês mais vendido da história. A nova geração do Clio têm tudo para se tornar melhor e mais completo que Ônix e Polo.