Toda polêmica envolvendo o Volkswagen Polo nos últimos dias serviu também para a marca alemã tentar abafar as informações que surgiram sobre o modelo reestilizado. Mas, uma bobeada que duas unidades do Polo 2023 deram durante o test-drive de lançamento do novo Chevrolet Equinox 2023 foi suficiente para desvendar alguns segredos.
Comigo ao volante, Renato Maia do Falando de Carro nas fotos e informações obtidas pelo Motor1, revelamos agora em exclusividade a estratégia por trás do Volkswagen Polo 2023. Tudo começa pelo fim de um dos principais rumores do modelo: não haverá Polo híbrido. Contudo, o hatch usará um truque do up! TSI para se tornar o 1.0 mais econômico do Brasil.
O motor eTSI que vem sendo testado em um Golf MK8 que roda pelo Brasil é 1.5 e será usado somente por modelos maiores da marca. É provável que o Taos seja o grande responsável pela estreia do conjunto eletrificado, o qual usa um motor elétrico no lugar do alternador. Não chega a ser um híbrido de fato, mas sim um micro-híbrido.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_9_edited-750x450.jpg)
Carro mais econômico do Brasil?
Mas então o que é esse Volkswagen Polo 2023 com rodas aerodinâmicas e pneus finos? Simplesmente a nova versão de entrada do modelo. Ele não é exatamente o Polo Track, que terá missão de substituir o Gol e usará motor 1.0 MPI. Na realidade, essa nova variante de entrada do Polo servirá como um sucessor ao up! TSI com alma de BlueMotion.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_7_edited-750x450.jpg)
Hoje esse título pertence ao Renault Kwid que faz 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol. Já abastecido com gasolina são 14,9 km/l e 15,6 km/l. A Volkswagen terá de fazer alguns truques para melhorar os números do up! TSI, que chegavam a 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol, enquanto na gasolina marcava 13,8 km/l e 16,1 km/l respectivamente.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_8_edited-750x450.jpg)
Estilo refinado
Além do novo Polo 2023 de entrada, o flagra também revela uma versão mais sofisticada. Ao contrário do modelo com motor de up! TSI, esse manterá o acerto 200 TSI do 1.0 três cilindros turbo. Ou seja, 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Outra alteração é que o 170 TSI terá câmbio manual de cinco marchas, enquanto o mais potente será somente automático de seis.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_6_edited-750x450.jpg)
Nessa variante, agrade frontal tem abertura total para melhor resfriar o motor. Contudo, todos os Polo 2023 terão faróis full-LED. A solução será por espelhos como no Nivus e no Taos Comfortline. É possível que a variante topo de linha (ou a GTS) adote sistema IQ.Light com lentes complexas, projetores e iluminação adaptativa.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_1_edited-750x450.jpg)
Novas versões?
Apesar de não ter adotado o visual global, o Polo 2023 pode passar a ser vendido na nova nomenclatura de versões que a Volkswagen já usa na Europa. A versão mais básica segue sem nome, enquanto a Comfortline é trocada por Life, enquanto a Highline passa ao nome Style.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_5_edited-750x450.jpg)
>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023
>>Tavendor é novo SUV grande da Volkswagen com jeito de Peugeot 3008
>>Exclusivo: Volkswagen T-Cross 2023 reestilizado terá apenas três versões

![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_3_edited-1200x721.jpg)

Td bem, mas…o Polo continuará direcionado a um determinado público específico???
Querendo ou não já é…
O Polo virou motivo de piada. Pode tirar de linha, vão ter prejuízo.
Agora sim informação concreta sobre a linha Polo. O 170TSI será um sucesso com a gasolina 10 bozos.