Depois da caótica situação no Brasil onde a Ford fábricas, o que fez com que muitos consumidores pensassem que ela havia desistido do país, a marca agora tenta a sorte como importadora. Mas em outros países o destino pode se repetir se a situação não melhorar. Agora é a operação da Índia que entra em xeque e a Citroën pode ser a salvadora da pátria.
Segundo informações do jornal The Hindu Business Line, a Ford pode se juntar à Citroën para sobreviver na Índia. A marca norte-americana havia assinado um contrato com a Mahindra para desenvolvimento de novos carros e compartilhamento de plataformas. A indiana até assumiria as operações da Ford por lá.
Mas o negócio não deu certo e a Mahindra deu para trás na empreitada. Sozinha novamente, a Ford busca novos parceiros e a escolhida parece ter sido a Citroën. Ao contrário da marca do oval azul, a do duplo Chevron está em momento de ascensão na Índia. Sua fábrica de Tamil Nadu hoje só faz o SUV médio C5 Aircross e se prepara para fazer o SUV subcompacto C3.
![Ford EcoSport Storm [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/01/Ford-EcoSport-Storm-1_edited-750x449.jpg)
Citroën do oval azul
Com uma estrutura para fazer mais carros, a fábrica da Citroën pode receber em breve a produção de modelos da Jeep com plataforma EMP2 ou CMP que serão futuramente desenvolvidos. Vale ressaltar que na Índia, das marcas da Stellantis, somente Citroën e Jeep atuam.
Já a Ford tem fábrica em Chennai responsável pela produção de Ka, Aspire e EcoSport. Mesmo exportando o SUV compacto para mais de 37 países, a Ford não atingiu a capacidade produtiva total de sua planta. Por isso, estuda fechá-la para diminuir prejuízos. E é aí que a Citroën entra.
![[divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/10/Ford-EcoSport-Active-7-750x450.jpg)
>>Novo Citroën C3 ficou para 2022 na Índia. Será que atrasará no Brasil?
>>Peugeot 3008 fica R$ 20 mil mais caro semanas depois do lançamento
>>Flagra: Substituto do Citroën C3 2022 começa a perder a camuflagem


![Citroën C5 Aircross Hybrid [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/citroen_c5_aircross_suv_hybrid_93_edited-1200x720.jpg)
Ford já era no Brasil. Concessionárias fechando as portas, consumidores vendo patrimônio desvalorizar e sem opções, despencou para o 13° lugar de vendas. Quanto mais distância da marca melhor, e pelo jeito lá fora a coisa não está diferente.
Se o que importa é a “Salvação”, apenas uma benção basta. Se o projeto é bom, só aumentam as possibilidades, porquê a competição é notória desde o princípio de tudo. Acredito que aqui também poderia ter funcionado similar tentativa e com mais chance de sucesso. Acorda, Ford! O Brasil é o País do Futuro! Afinal por volta 1974/75, eu usava uma mochila de escolar de costas, tipo baú, que nele estava escrito: “Este é um País que vai pra frente” e o mapa que estampava está o do Brasil. Eu acredito porquê tenho fé em Deus!
Este é um grande país. Todos os anos novas montadoras se instalam aqui.
Agora, quem não se atualiza morre no meio do caminho. A Ford parou no tempo, não investiu mais e cometeu erros demais. Não é com Ranger e um ou outro importado que talvez venda aqui que vai salvar a história dela. Seu fim é óbvio.
Ford definhando aos poucos. O que aconteceu com essa gigante afinal?
Por aqui despencou em vendas, matou concessionárias, jogou o nome na lama e desvalorizou os seus modelos.
E os chineses só crescendo.
Situação da Ford no Brasil: Rangers com motorização ultrapassada e gastona. Concessionárias fechando as portas todos os dias. Falta de peças com até 4 meses de espera (muitas nem estão fabricando mais). Caiu de 4ª para 13ª montadora no Brasil. Concessionárias não atendendo mais garantia e sem peças em estoque. Ranger despencou em vendas.Marca perdeu a credibilidade. Modelos desvalorizando. Sem contar o desemprego, os problemáticos câmbios powershift que deixaram aqui, os problemas de motor, câmbio e parte elétrica da Ranger que não tem mais para quem reclamar… etc…
Situação da Ford no mundo: Já fechou outras 6 fábricas, anunciou agora que vai fechar mais inclusive na Índia, já está cogitando fechar a fábrica da Argentina também, se juntando com a Citroen para tentar continuar viva em algum lugar… etc….
E depois vem a público dizer que está tudo bem, que podemos continuar comprando e confiando na marca… piada, né?
Já vendi a minha Ranger (troquei na verdade) e nunca mais quero saber de Ford.
Aqui onde não faltava ajuda do governo ela quebrou, imagine o que vai ser lá fora.
Agora depender de Citroen é estar mesmo no fundo do poço. Vão afundar as duas juntas de uma só vez kkkk
Muito pelo contrário do que você pensa, a Ford seria a única a falir, Citroën é uma das marcas mais vendidas da Europa, fora que a imagem da Ford está bem suja após o anunciamento de fechanento das fábricas, e a Citroën pelo menos, consegue se sustentar no Brasil com apenas 1 carro.