Ao vivo
Home » Destaque » Ford pode ressuscitar picape Courier para brigar com Fiat Strada

Destaque

Ford pode ressuscitar picape Courier para brigar com Fiat Strada

Com o sucesso que a Maverick tem obtido antes mesmo de seu lançamento, Ford pensa em trazer de volta a Courier

3 min de leitura

Fora da Europa, a Ford já desistiu de todo e qualquer tipo de carro que não seja um SUV ou uma picape. Isso torna a Maverick seu modelo de entrada para diversos mercados. Mas a Ford acredita que existe espaço para uma picape menor que ela para verdadeiramente atuar como modelo de entrada global. E nessa, a Ford Courier pode voltar.

Lá nos EUA a Ford Maverick, de certa maneira, substituiu o Fusion em questão de preço, ainda que Hau Thai-Tang, em entrevista à MC&T afirme categoricamente que não. “Notamos que os carros de passeio ficaram em um lugar comum e é difícil fazer dinheiro com eles. Então decidimos apostar nas nossas forças”, comenta o executivo.

Com a Maverick custando hoje a partir de US$ 20 mil, a marca do oval azul deixou desabastecido consumidores de Focus e Fiesta. O EcoSport até interpreta esse papel, mas ele custa o mesmo que a picape, por isso não deve durar mais muitos anos lá fora. E é por isso que a Ford quer apostar em mais picapes.

Ford Maverick [divulgação]
Ford Maverick [divulgação]
“No que somos bons? Picapes. O que precisamos? De um modelo de entrada barato para trazer os consumidores às nossas concessionárias pela primeira vez”, comenta Hau Thai-Tang. Ao ser questionado sobre a possibilidade de um modelo menor que a Maverick ele foi enfático: “talvez”.

Fiat influencer

É evidente que a inspiração para a criação da Maverick foi a Fiat Toro. A picape Ford tem 5,07 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,74 m de altura. Já o modelo da Fiat tem 4,94 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,73 m de altura. Para ter um modelo competitivo abaixo da Maverick e que não a canibalize, é preciso mirar para outro modelo da Fiat, a Strada.

Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Com 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,60 m de altura, ela provou que há espaço para quatro pessoa e quatro portas. E é justamente nesse nicho que a Ford pode voltar a apostar com uma nova Courier. Uma picape com tamanho de sedã compacto nunca foi oferecida no mercado norte-americano, por isso seria um movimento bastante ousado.

As apostas são que essa nova Courier seja pensada para o Brasil e para a África do Sul, que já contaram com variantes picape do Fiesta no passado. Na África, no entanto, ela se chamava Bantam e tinha visual um pouco diferente da nossa Courier. É possível que o modelo se baseie em uma possível próxima geração do EcoSport ou surja a partir do SUV compacto Puma.

Fiat Strada
Fiat Strada [divulgação]

>>Ford Maverick Hybrid está à venda no Brasil pelo dobro da Fiat Toro diesel

>>Maverick chega ao Brasil em 2022 para brigar com a Fiat Toro

>>Exclusivo: Chery terá picape maior que a Fiat Toro em 2025

YouTube video

6 comentários em “Ford pode ressuscitar picape Courier para brigar com Fiat Strada”

  1. Roberto

    Se voltar a courier Flex com motor do Ford Ka cabine estendida e carroceria de 2 metros derruba até a touro. O carro perfeito p passeio e serviço.

  2. Renato

    Como assim???? Ford está mais fora do que nunca. Única coisa que ainda vende é a ranger, vamos ver por quanto tempo.

  3. Eloi

    Se voltar eu compro uma é a melhor pra trabalhar

  4. EDER BUENO RIZZIOLLI

    COURIER é a melhor de todas, compro na hora!

  5. Paulo

    Courier sempre foi a melhor entre as pequenas , haja visto que a maioria das revendas de motos utilizavam ele pra transportar motos.
    Melhor caçamba.

  6. Euvaldo Gomes chagas

    Melhor carro aberto, tenho uma não dar dor de cabeça.
    Eu ainda compro uma zera.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar