A GWM inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (15) sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a primeira unidade produtiva da marca na Améica do Sul. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ministros e executivos da montadora.
Durante a cerimônia, a marca chinesa mostrou ao público diversos modelos inéditos que já estão confirmados para o mercado brasileiro. Entre eles está a picape média Poer P30, que promete incomodar rivais como Toyota Hilux e Ford Ranger. Produzida localmente, terá visual robusto, tração 4×4 e diversos equipamentos de série.
Outro modelo apresentado foi o SUV grande Haval H9, com desenho mais quadrado e posicionamento acima do Tank 300. Tanto ele quanto a Poer P30 serão equipados com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas, com a possibilidade de algum nível de eletrificação e também já tem calibração para o Brasil.

A marca também apresentou o SUV híbrido plug-in Wey 07, de porte médio para grande e 517 cv de potência. Com capacidade para seis ocupantes, e não sete. O modelo traz poltronas individuais na segunda fileira, acabamento premium, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela destacada. O modelo terá como principais rivais o BYD Song Plus Premium e outros híbridos da categoria.
Fábrica já começou a produzir
A marca já possui fornecedor local e terá linha de produção de modelos monobloco. A montadora chinesa quer chegar em 2.400 carros produzidos em dezembro e a partir de outubro terá 2 turnos. A fábrica também já oferece parte de solda e de pintura.

No espaço de tecnologia, a GWM exibiu seu primeiro caminhão movido a hidrogênio, com 49 toneladas de capacidade, cerca de 550 cv e bateria de 105 kWh. Também chamou atenção a moto Souo S2000 GL, equipada com motor de oito cilindros e câmbio automatizado de dupla embreagem. Tanto o caminhão quanto a moto não têm previsão de chegada ao Brasil.
A fábrica de Iracemápolis já iniciou a produção de três modelos: Haval H6 (em suas quatro versões), Haval H9 e Poer P30. Com área total de 1,2 milhão de m2 e 94 mil m2 de área construída, a unidade tem capacidade para fabricar 50 mil veículos por ano.


Atualmente, conta com 600 trabalhadores e deve encerrar 2025 com 1.000 empregos diretos, podendo chegar a 2.000 vagas no futuro, quando começar a exportar para a América Latina.
No evento, a GWM também anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento na América do Sul, que ficará ao lado da fábrica e terá 15 mil m2 de área total. O local contará com mais de 60 técnicos e engenheiros focados em desenvolver tecnologias flex e adaptar veículos globais às condições brasileiras.

O investimento total da marca no Brasil será de R$ 10 bilhões ao longo de dez anos. Na primeira fase, até 2026, serão R$ 4 bilhões para lançamento da marca e ampliação da fábrica.
Entre 2027 e 2032, serão mais R$ 6 bilhões para aumentar a nacionalização de peças e criar novos produtos. A operação já conta com 18 fornecedores nacionais, como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.
O que você acha sobre a produção da fábrica da GWM no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!



