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GWM inaugura fábrica no Brasil e apresenta modelos inéditos ao público

Marca chinesa abre sua primeira planta nas Américas em Iracemápolis (SP), confirma produção local de três modelos e mostra novidades

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A GWM inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (15) sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a primeira unidade produtiva da marca na Améica do Sul. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ministros e executivos da montadora.

Durante a cerimônia, a marca chinesa mostrou ao público diversos modelos inéditos que já estão confirmados para o mercado brasileiro. Entre eles está a picape média Poer P30, que promete incomodar rivais como Toyota Hilux e Ford Ranger. Produzida localmente, terá visual robusto, tração 4×4 e diversos equipamentos de série.

Outro modelo apresentado foi o SUV grande Haval H9, com desenho mais quadrado e posicionamento acima do Tank 300. Tanto ele quanto a Poer P30 serão equipados com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas, com a possibilidade de algum nível de eletrificação e também já tem calibração para o Brasil. 

Fábrica da GWM na linha de montagem com Haval H6
Fábrica da GWM [Divulgação]

A marca também apresentou o SUV híbrido plug-in Wey 07, de porte médio para grande e 517 cv de potência. Com capacidade para seis ocupantes, e não sete. O modelo traz poltronas individuais na segunda fileira, acabamento premium, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela destacada. O modelo terá como principais rivais o BYD Song Plus Premium e outros híbridos da categoria.

Fábrica já começou a produzir

A marca já possui fornecedor local e terá linha de produção de modelos monobloco.  A montadora chinesa quer chegar em 2.400 carros produzidos em dezembro e a partir de outubro terá 2 turnos. A fábrica também já oferece parte de solda e de pintura.

Fábrica da GWM na linha de montagem com Haval H6
Fábrica da GWM [Divulgação]

No espaço de tecnologia, a GWM exibiu seu primeiro caminhão movido a hidrogênio, com 49 toneladas de capacidade, cerca de 550 cv e bateria de 105 kWh. Também chamou atenção a moto Souo S2000 GL, equipada com motor de oito cilindros e câmbio automatizado de dupla embreagem. Tanto o caminhão quanto a moto não têm previsão de chegada ao Brasil.

A fábrica de Iracemápolis já iniciou a produção de três modelos: Haval H6 (em suas quatro versões), Haval H9 e Poer P30. Com área total de 1,2 milhão de m2 e 94 mil m2 de área construída, a unidade tem capacidade para fabricar 50 mil veículos por ano. 

Atualmente, conta com 600 trabalhadores e deve encerrar 2025 com 1.000 empregos diretos, podendo chegar a 2.000 vagas no futuro, quando começar a exportar para a América Latina.

No evento, a GWM também anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento na América do Sul, que ficará ao lado da fábrica e terá 15 mil m2 de área total. O local contará com mais de 60 técnicos e engenheiros focados em desenvolver tecnologias flex e adaptar veículos globais às condições brasileiras.

Fábrica da GWM visto de cima
Fábrica da GWM [Divulgação]

O investimento total da marca no Brasil será de R$ 10 bilhões ao longo de dez anos. Na primeira fase, até 2026, serão R$ 4 bilhões para lançamento da marca e ampliação da fábrica. 

Entre 2027 e 2032, serão mais R$ 6 bilhões para aumentar a nacionalização de peças e criar novos produtos. A operação já conta com 18 fornecedores nacionais, como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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