Home » Novidades » Honda Civic 2022 ficou maior, mais econômico, mais potente e careta

Destaque

Honda Civic 2022 ficou maior, mais econômico, mais potente e careta

Honda diz que novo Civic é focado no ser humano e não na máquina, mas seguiu a tradição de alternar entre uma geração ousada e uma careta

4 min de leitura

Ainda em dúvida se será produzido ou não no Brasil, o Honda Civic de 11ª geração foi finalmente revelado por completo. Produzido no Estados Unidos, o sedã médio está tecnicamente muito mais avançado que antes: ficou maior, mais seguro, mais econômico, mais potente e mais careta.

Seguindo a tradição da Honda de alternar entre uma geração bastante ousada do Civic com uma mais conservadora a fim de roubar o público do Toyota Corolla, o sedã médio está mais contido visualmente. A marca japonesa seguiu a filosofia das primeiras gerações do modelo, em que privilegia mais o ser humano e menos a máquina

Prova disso é que o Civic 2022 tem linhas menos marcadas por toda carroceria, além de ter aberto mão dos cromados. A dianteira tem grade frontal pequena que conecta as duas metades dos faróis – que passam a ser full-LED em todas as versões. A abertura de ar trapezoidal central é o maior ponto de ousadia na dianteira.

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]
Para deixar o capô mais longo e o Civic com menos cara de cupê, a Honda recuou a base do para-brisa em 5 cm, deixando-o menos inclinado. A linha de cintura é mais baixa e menos marcada que antes. Além disso, o vidro traseiro ficou menos inclinado e a tampa do porta-malas mais reta, dando uma cara de sedã tradicional.

Novas lanternas agora se dividem entre a lateral e a tampa do porta-malas – o desenho faz lembrar bastante o Accord em escala reduzida. Em relação ao atual Civic produzido no Brasil, o modelo 2022 ficou 3,3 cm mais longo, ganhou entre-eixos esticado em 3,5 cm e ficou 1,27 cm mais largo. Além disso, a Honda ampliou a rigidez estrutural da carroceria em 13%.

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]

Mais potente e mais econômico

Mecanicamente pode até parecer que o Civic não passou por alterações, mas há novidades sim. Tal qual no Brasil, o Civic de décima geração é oferecido lá fora com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 155 cv e 1.5 quatro cilindros turbo de 173 cv. A nova geração subiu a cavalaria e desceu o consumo de combustível.

O modelo 2.0 foi a 158 cv e o turbo agora entrega 180 cv. Para ajudar na economia de combustível, a Honda fez alterações no câmbio CVT que agora simula marchas o tempo todo. Em frenagens, há efeito de freio motor com elevação da rotação do motor para diminuir o esforço nos freios.

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]
Como resultado, as versões 2.0 agora tem média de 14 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada. Já o Civic Touring 2022 bate os 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Vale lembrar que nos EUA o Civic bebe apenas gasolina e o combustível de lá tem mais qualidade que o nosso, o que faz com que ele seja mais econômico.

Abelhas

Nessa filosofia de concentrar os esforços nos passageiros e não no carro em si, a Honda deixou a cabine do novo Civic mais sofisticada. Ela é minimalista, com visual horizontalizado e poucos elementos chamativos. Não há matérias como black piano que deixam marcas dos dedos, já que a marca quis praticidade na cabine.

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]
Uma faixa em estilo colmeia integra todas as saídas de ar e cria um ambiente mais moderno. O novo Civic ainda tem central multimídia de 7 polegadas em todas as versões, exceto a Touring que ganha tela de 9 polegadas (a maior já instalada em um Honda). Há painel parcialmente digital para os modelos 2.0, enquanto o turbo usa um cluster full-digital.

Produzido nos EUA, o Honda Civic 2022 será exportado para outros países em breve. Aqui no Brasil a nova geração ainda é dúvida, mas a Honda não deverá descartar um modelo tão icônico quanto o Civic em nosso mercado. Mas sua venda no Brasil, como importado ou nacional, ainda é dúvida.

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]

>>CR-V Touring 2021 chega discretamente ao Brasil por R$ 264.900  

>>City e Yaris Sedã passam de R$ 100 mil em São Paulo

>>Honda sobe preço de Civic e HR-V passa dos R$ 150 mil

YouTube video

16 comentários em “Honda Civic 2022 ficou maior, mais econômico, mais potente e careta”

  1. andre de avila simoes

    Vai ter SI nessa geração? Se sim vai ser estranho

    • André Gusmão

      Carro tá muito é lindo, sem essas frescuras de carro moderno redondinho. Carro mais quadrado é até mais espaçoso. O civic mais lindo que já saiu!

  2. Marco

    Melhor esse modelo “careta” do que esse brega atual… rsrs.

    • Jefferson

      Ta de sacanagem!!!!

    • Rafael

      Eu tenho o G10, comprei zero em outubro de 2020, vendo esse, não me arrependo, ficou muito feio esse Civic principalmente por dentro, mesmo motor, eu paguei no EXL 115, esse aí vai vir a uns 140 e praticamente o mesmo carro no quesito motor e ítens, a Honda perdeu a chance de atingir um novo patamar, só pensaram na grana.

    • Edmilson Siqueira correia

      Garanto q ficou mais bonito do q essa lancha que circula pelas ruas hoje

  3. JGL

    Achei bem retro essa faixa horizontal no painel

  4. Alexandre

    Fato o G10 é muito mais bonito, esportivo e jovem. Bom agora emparelhou de volta com Corolla todos carros de velho.

  5. Pablo Rodrigues

    Ficou muitíssimo melhor que o atual!

  6. leandro humberto peçanha

    Feio demais, um retrocesso no design! Parece um jeta…

  7. VALMIR R F DE OLIVEIRA

    A lanterna do Civic top , vão tirar do modelo 2022 que triste

  8. Eduardo

    Essa tela ressaltada é ridícula, já achei frio no corolla, onix etc..e agora nesse, sou mais as embutidas, isso ai parece aquelas telas de dvd que se colocava em carro velho pra dar um ar de tecnológico kkkk.

  9. Hélio

    A Honda copiou descaradamente a traseira do Audi não consegue ter ideias própria

  10. Fábio

    Esse design do Civic novo está ridículo…parece carro de vovô!

  11. Paulo Wendell

    E preço salgado para enganar otário que compra!

  12. Alexsandro Moscon Luiz

    O 2021 tá bem mais bonito, esse ficou parecendo o Jeta kkk

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar