Uma patente da Honda revelou que o sistema antiqueda da marca pode estar mais próximo da realidade. Já faz algum tempo que a empresa japonesa trabalha em um sistema que pode evitar a queda de suas motos, mas o avanço da tecnologia e da inteligência artificial pode facilitar a sua implementação.
De acordo com a patente, que utilizou uma Gold Wing para demonstrá-lo, haveria diversos sensores espalhados na moto para monitorar a inclinação. Caso o sistema detecte que a moto está prestes a tombar, o recurso entraria em ação para auxiliar o piloto a retomar o controle da situação.
O uso de inteligência artificial também ajudaria no processo, pois permitiria que o sistema de segurança fosse mais preciso. Para evitar a queda, a suspensão seria ajustada, de modo que voltasse para um nível seguro, e até mesmo um pequeno contrapeso ajudaria no processo, compensando a inclinação.
![Patente da Honda [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/honda-anti-topple-tech-3c55_edited-750x450.jpg)
Além deste sistema, a montadora tem trabalhado em diversos outros itens de segurança para suas motos. Já faz alguns anos que a Gold Wing conta com airbags, e novas possibilidades de bolsas infláveis têm sido estudadas pela Honda.
![Honda Fireblade [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Release_Fireblade2_edited-750x450.jpg)
>> Acura Integra Type S é um Honda Civic Type R sedã
>> Dafra NH 300 2024 é lançada para esquentar disputa no segmento trail
>> Honda XRE 300 some do site e pode sair de linha no Brasil

![Honda Gold Wing [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/GL-1800-Gold-Wing-Tour_-14-min_edited-1200x720.jpg)
