Home » Destaque » Hyundai terá nova fábrica no Brasil, dessa vez para produzir motores

Destaque

Hyundai terá nova fábrica no Brasil, dessa vez para produzir motores

Planta da Hyundai responsável pela produção da família HB20 e Creta terá a companhia de uma fábrica de motores

2 min de leitura

Desde que foi inaugurada em 2012 para a produção do HB20, a fábrica da Hyundai em Piracicaba, interior de São Paulo, passou por diversas expansões e modernizações. Hoje ela produz mais de 210 mil carros por ano divididos entre a família HB20 e o SUV compacto Creta. Mas uma nova expansão virá.

Na realidade, a Hyundai construirá uma segunda fábrica dentro do completo o qual atualmente a planta original se encontra. Trata-se de uma fábrica de motores que terá área construída de 16.250 m² em um terreno de 98 mil m².

Cão Tucson visita fábrica da Hyundai [divulgação]
Cão Tucson visita fábrica da Hyundai [divulgação]
A informação foi confirmada pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ao jornal Piranot. Segundo o prefeito, serão gerados 150 empregos diretos na inauguração da fábrica em 2022, mas até 2026 são esperadas 300 novas vagas de emprego na cidade.

O projeto não é tão recente assim, já que o vice-prefeito da cidade explicou que a Hyundai e a prefeitura de Piracicaba conversam sobre a construção da fábrica de motores há dois anos. Serão investidos mais de R$ 350 milhões na operação e a prefeitura concederá isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) durante a construção e instalação da fábrica.

Hyundai Creta [divulgação]
Hyundai Creta [divulgação]
Hoje os motores 1.0 Kappa usado no HB20 e no HB20, o 1.6 Gamma de HB20, HB20S, HB20X e Creta, o 2.0 Nu do Creta Prestige e o 1.0 TGD-i de HB20 e HB20S são importados da Coreia do Sul. A nacionalização desses ou de quase todos esses motores ajudará a reduzir os custos para a Hyundai e facilitar o desenvolvimento local.

Como a nova geração do Creta já está em testes e o segmento está evoluindo rapidamente em direção aos motores turbo, é bem provável que o 2.0 Nu fique de fora da nacionalização sendo substituído pelo 1.0 TGD-i ou por um outro motor pequeno e turbinado que a Hyundai venha a fazer em nosso país.

>>Hyundai HB20 Diamond Plus 2021 vende bem porque é bom – Avaliação

>>Toyota e Suzuki trabalham em SUV compacto rival do Hyundai Creta

>>Hyundai confirma Bayon como SUV menor que o Creta

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar