Uma das marcas que mais exploram o segmento de SUVs em todos os seus cantos é a Hyundai. Prova disso é que, abaixo do Creta e do Kona a marca sul-coreana já tem três SUVs e prepara o quarto modelo nesta categoria. Será que, com isso, finalmente teremos um substituto para o HB20X no Brasil?
Atualmente a gama de SUVs subcompactos da Hyundai é dividida entre três modelos que atuam em mercados diferentes. O menor de todos é o Casper com 3,59 m de comprimento e base compartilhada com o Kia Picanto. Ele é um SUV menor que o Renault Kwid e também o menor carro que a Hyundai vende no mundo.
Hyundai Casper 2022 [divulgação]O segundo é o Venue, o mais global de todos eles. É produzido na Coreia do Sul, Índia e em Taiwan, mas é vendido até nos EUA. Ele tem 4,04 m de comprimento, basicamente o mesmo porte do HB20. Inclusive ele usa a base K2, que é uma evolução da plataforma do HB20 feito no Brasil.
Hyundai Venue reestilizado [divulgação]Por fim, a marca tem o Bayon para o mercado europeu. Com 4,18 m de comprimento ele basicamente é o Fiat Pulse ou o Volkswagen Nivus da Hyundai. Ele é um SUV derivado do i20 e que mantém diversos elementos compartilhados com o hatch. Pensado para a Europa, é o mais caro.
Hyundai Bayon [divulgação]
Indiano, mas poderia ser brasileiro
Só que essa família de SUVs subcompactos vai aumentar. Flagrado em testes na Coreia do Sul pelo canal Acgoon TV, o novo pequeno SUV não é o Casper, não é o Bayon e muito menos o Venue. O visual das portas deixa claro que é um modelo totalmente diferente, assim como o porte que fica em um meio termo entre o Venue e o Casper.
SUV subcompacto Hyundai [Acgoon TV]Por conta do volante do lado direito e algumas informações obtidas pelo canal, o SUV está em desenvolvimento para a Índia. Por lá, SUVs minúsculos têm feito sucesso, como o Renault Kiger derivado do Kwid ou o Tata Punch ou ainda o Suzuki S-Presso. Menor e focado em baixo custo, o novo SUV da Hyundai pode ter força na Índia, onde o HB20X nunca foi vendido.
SUV subcompacto Hyundai [Acgoon TV]Mas por que não também no Brasil? Desde que a Hyundai matou o HB20X, ela ficou sem um modelo aventureiro abaixo do Creta. Hoje a marca vende o velho Creta por R$ 114.890, enquanto o modelo novo parte de R$ 128.790. Um SUV menor e mais barato começando em R$ 100 mil poderia iniciar um novo movimento das marcas por aqui.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.