Depois de seis anos desde que a Hyundai apresentou o primeiro conceito da picape Santa Cruz, ela finalmente chega ao mercado. Baseada na quarta geração do Hyundai Tucson, a picape será vendida inicialmente somente nos EUA. Mas será que vem para o Brasil para ofuscar a Fiat Toro?
Durante sua apresentação, a marca sul-coreana diz se tratar do primeiro modelo da categoria – claramente esquecendo da picape brasileira. Ainda assim, colocou a Santa Cruz na categoria de Sport Activity Vehicle (veículo esportivo de atividade). Na mesma pegada da Fiat que chamou a Toro de SUP (Sport Utility Pickup – picape utilitária esportiva).
Na fita métrica, a Hyundai Santa Cruz marca 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura. Comparada à Fiat Toro, a picape sul-coreana é 6 cm mais longa, 6 cm mais larga e 5 cm mais baixa. A futura rival Ford Maverick ficará no mesmo patamar de medidas que ambas.
![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/hyundai_santa_cruz_73_edited-750x450.jpg)
Motores maiores e turbo
Esse motor é ligado exclusivamente a uma transmissão automática de oito marchas e à tração nas quatro rodas. A marca divulga 1.588 kg de capacidade de reboque. Outra opção para a picape da Hyundai é a versão turbo desse motor 2.5. A potência sobe para mais de 275 cv e o torque vai além de 42,8 kgfm. Ambos os motores são gasolina.
![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/hyundai_santa_cruz_717_edited-750x451.jpg)
Em compensação, a Hyundai Santa Cruz tem soluções criativas na caçamba. O piso logo atrás da caixa de roda esconde um pequeno porta-malas com vedação e a prova d’água. Além disso, a capota marítima é retrátil e feita de plástico, com o objetivo de proteger melhor as cargas alocadas lá atrás.
![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/hyundai_santa_cruz_8_edited-750x450.jpg)
Toques de Tucson
Por dentro, ela tem espaço de armazenamento extra debaixo do banco traseiro – uma solução semelhante às minivans. Fora isso, divide a mesma cabine com o Tucson. Destaque para o painel de instrumentos 100% digital de série em todas as versões e central com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Por fora, a picape chama atenção pelo estilo ousado e diferentão. Tão impactante quanto a Fiat Toro, a Hyundai Santa Cruz tem linhas fortes e elementos fora do comum. Exemplo é a grade frontal integrada aos faróis, praticamente disfarçando os LEDs em meio aos cromados.
![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/hyundai_santa_cruz_20_edited-750x450.jpg)
A traseira exibe lanternas espichadas com LED em T. O nome Santa Cruz vem estampado diretamente no metal, dando um aspecto retrô à picape. Sem logotipo da Hyundai, o nome da marca vem estampado no puxador da tampa da caçamba. Destaque para os degraus nas laterais do para-choque.
![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/hyundai_santa_cruz_84_edited-750x450.jpg)
>>Vazou: Fiat Toro 2022 turbo é flagrada sem camuflagem
>>Ford Maverick é flagrada sem camuflagem: Fiat Toro terá problemas?
>>Jeep (Fiat) Toro? Renegade e Compass podem ganhar uma irmã picape


![Hyundai Santa Cruz [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/hyundai_santa_cruz_54_edited-1200x719.jpg)
Fora dos EUA, em especial na Europa e Ásia, tais motores não tem a menor chance. Nestes casos, como aqui, fariam mais sentido o 2.0 aspirado (talvez) e os 1.6 e 2.0 turbo, talvez até hibridizados. Aqui, importada e com imposto de importação cheio (é feita nos EUA), teria preço inviável. Tomara que, se a CAOA realmente for montar o novo Tucson aqui (logo, por favor), pelas similaridades com a pick up, tomara que a montem aqui também. Vai rachar de vender.
eu não gosto de hyundai
A Fiat Toro no seu segmento nenhum concorrente vai bater ela em termos de unidades vendidas ela reinará sozinha até quando a Fiat produzi_ lá. Essa Santa Cruz em termos de dimensões está mais para uma Saveiro , Montana e Strada .