Destaque

Elétrico JAC E-JS1 decepciona e tira zero estrelas no Latin NCAP

Primeiro carro totalmente elétrico testado pelo Latin NCAP, o JAC E-JS1 zerou nos testes de impacto e decepciona em diversos testes

JAC E-JS1 zero estrelas [Latin NCAP]
JAC E-JS1 [Latin NCAP]

Depois das notas positivas de alguns modelos nacionais nos últimos testes do Latin NCAP, a última rodada entregou uma amarga surpresa. O JAC E-JS1 tirou zero estrelas, marcando o primeiro (e péssimo) resultado de um carro elétrico no teste de impacto do órgão. Vale ressaltar que o teste exigiu alguns pontos a mais por ele ser elétrico.

Entre as exigências do Latin NCAP para obtenção de notas mais altas estão o bom isolamento das baterias para evitar incêndio após a colisão, bem como a facilidade no acesso de um cabo ou botão de corte de energia. No caso do JAC E-JS1, o Latin NCAP detectou que o carro não cortou o fornecimento de energia após o impacto.

O pequeno elétrico chinês também teve sua nota sacrificada por conta do notável desgaste dos pneus, os quais, segundo o órgão, não parecem ter sido pensados para um carro elétrico de peso bem maior que seu equivalente a combustão. O Latin NCAP chegou a interromper os testes do controle de tração e estabilidade por conta do desgaste do pneu.

JAC E-JS1 [Latin NCAP]
JAC E-JS1 [Latin NCAP]

Mas e o impacto?

Além dos defeitos anteriormente citados, outro elemento que levou o JAC E-JS1 a tirar zero estrelas no Latin NCAP tem relação direta com a proteção para passageiros. Dos 16 pontos possíveis para o impacto frontal de motorista e passageiro, o JAC zerou devido à proteção pobre para peito e pés do motorista. 

As pernas do motorista e do passageiro ficaram entre fraco e marginal em proteção, enquanto somente o passageiro recebeu nota boa para proteção de cabeça, enquanto o motorista ficou com adequada apenas. Impacto traseiro de pescoço foi outro teste que o JAC zerou, enquanto na barra lateral foram 4,52 pontos de 8 possíveis, com proteção boa para cabeça.

JAC E-JS1 [Latin NCAP]
JAC E-JS1 [Latin NCAP]
Já a proteção de crianças zerou na avaliação de até 13 pontos. A instalação de cadeirinha recebeu 3,11 pontos contra 12 do máximo e o teste dinâmico também foi zerado. O Latin NCAP ainda ressalta que a JAC se recusou a recomendar cadeirinhas para o teste. Não ter botão para desligar o airbag do passageiro também foi outro ponto que diminuiu a nota.

Por fim, a proteção para pedestres também foi considerada ruim no JAC E-JS1. Dos 24 pontos para impacto de cabeça, ele registrou somente 3, enquanto para a perna a pontuação foi máxima, marcando um contraste forte.

>>Moskvich ressurge na Rússia produzindo carros da JAC

>>Great Wall Motors quer estrear da mesma forma que a JAC

>>JAC oficialmente para com carros a combustão no Brasil