Durante o lançamento da nova Frontier 2023, a Nissan divulgou investimento de R$ 1,3 bilhão para o Brasil para fabricação de novos modelos. De bate e pronto todos especulavam que o tão aguardado SUV subcompacto Magnite finalmente seria anunciado. Mas foi nos bastidores que descobrimos quais os verdadeiros planos da Nissan para o Brasil.
Durante conversas com executivos, diversos deles deixaram claro que o Magnite nunca esteve nos planos para o Brasil. E faz sentido. O modelo é construído sobre a plataforma modular CMF-A do Renault Kwid, a qual não é usada pela Nissan no Brasil. E a sinergia entre as duas montadoras ainda não é tão forte por aqui a ponto de compartilhar linha de montagem.
![Nissan Kicks [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/03/nissan_magnite_55_edited-750x450.jpg)
“Não sei até hoje quem confirmou esse carro, porque não fomos nós. Magnite no Brasil não faz sentido”, contou Humberto Gomez, diretor de marketing da Nissan Brasil.
O rival natural do Magnite, caso viesse ao Brasil, seria o Fiat Pulse, que tem preços entre R$ 89.990 e R$ 125.590. E com o Kicks sendo um dos SUVs compactos mais baratos da categoria, o Magnite o atrapalharia. Hoje o Kicks começa em R$ 109.290 e ele já incomoda o Fiat Pulse em sua versão intermediária Drive turbo de R$ 107.490.
Se não o Magnite, então quem, Nissan?
Se o plano não é ir abaixo de Kicks e Versa, para onde a Nissan vai com o investimento bilionário? A marca afirmou em seu comunicado oficial que investirá para “a fabricação de futuros produtos e modernização da sua fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro”. Notou o uso de produtos no plural? Não será só um carro.
![Nissan Versa Sense Manual [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Nissan-Versa-Sense-Manual-11_edited-750x450.jpg)
Mas a grande intenção da Nissan é ir para um degrau superior ao do Kicks. O SUV compacto termina sua faixa de preços em R$ 143.990, enquanto a Frontier 2023 renovada parte de R$ 230.197. Ou seja, existe um buraco de R$ 80 mil entre os dois modelos e que será parcialmente preenchido pelo novo Sentra, mas potencialmente também por um novo SUV.
![Nissan Kicks Exclusive com Pack Tech [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Nissan-Kicks-Exclusive-com-Pack-Tech_edited-750x450.jpg)
Esse novo modelo pode tanto ser um SUV médio com pegada de Jeep Compass, como um modelo cupê para complementar o portfólio da Nissan nos EUA e na Europa sem matar o Qashqai ou o substituir. Mas o resultado desse investimento bilionário só aparecerá daqui há uns anos.

>>Nissan Frontier 2023 finalmente deixa de ser mais uma | Impressões
>>Frontier 2023: preços, versões e o que mudou
>>Nissan Sentra e Tesla Model Y são os carros mais vendidos da China

![Nissan Magnite [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/03/nissan_magnite_993_edited-1200x720.jpg)

Xii, já estava esperando pra trocar meu March pelo Magnite. Vou ter que ir pra outra marca então.
Tbm estava aguardando ansiosamente o magnite, agora sou obrigado a migrar para outras marcas tbm. Carro de entrada da Nissan agora é o kicks, não tem carro menor ? Não vale a pena ter ? Que se dane o consumidor brasileiro que sempre preferiu compactos ? Só vão mirar em modelos maiores e mais caros ? Então adeus, não do meu como de milhares de consumidores que perderão por aqui, qdo se derem conta já será tarde, anotem e guardem essa conclusão.
Tenho um Sandero…aguardando ansiosa pelo Magnite. Li várias reportagens a respeito. Só o diretor que num leu, num viu, não ouviu…misericórdia!
Assim como os demais comentários, queria trocar o meu Nissan March por um Magnite, mas como não virá para o Brasil, irei para outra marca também.