Home » Destaque » Maserati GranTurismo ressurge em nova geração com opção elétrica

Destaque

Maserati GranTurismo ressurge em nova geração com opção elétrica

Depois de se ausentar por quatro anos, Maserati GranTurismo volta totalmente repaginado e agora também elétrico

3 min de leitura

Marca mais luxuosa do grupo Stellantis, a Maserati entrou em um intenso processo de renovação desde que lançou o SUV médio Grecale e o esportivo MC20. Só que faltava o grande representante da marca, o cupê esportivo GranTurismo. Ausente por quatro anos, ele está de volta em nova geração, que agora tem até opção 100% elétrica.

Nessa nova geração, a Maserati separou bem as três versões do GranTurismo. O modelo de entrada atende pelo nome de Modena e conta com motor Nettuno V6 3.0 biturbo com 490 cv e 61,2 kgfm de torque. Ele atinge os 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 302 km/h.

Para identificar o GranTurismo Modena, basta olhar para os detalhes. Ele tem emblema e detalhes de carroceria cromados. A grade frontal é preta com bordas cromadas, enquanto os filetes internos são em preto.

Maserati GranTurismo Modena [divulgação]
Subindo para o GranTurismo Trofeo, o modelo mantém o motor Nettuno e a velocidade máxima inalterados. Contudo, a potência sobe para 550 cv e o torque é elevado a 66,3 kgfm. Isso resulta em um 0 a 100 km/h de 3,5 segundos. Aqui, os detalhes são em fibra de carbono (incluindo aerofólio), enquanto os logos ganham contorno vermelho e acabamento de cromo escovado.

Maserati elétrico

A grande estrela da linha, contudo, fica para a versão Folgore. Primeiro Maserati 100% elétrico da história, ele conta com absurdos 1.200 cv providos por três motores elétricos de 407 cv cada. Dois desses motores ficam na traseira e um na dianteira, provendo assim tração nas quatro rodas, mas com maior tendência traseira.

Maserati GranTurismo Folgore [divulgação]
Maserati GranTurismo Folgore [divulgação]
Segundo a marca italiana, ele chega aos 100 km/h em 2,7 segundos e só para de acelerar aos 320 km/h. Mas a autonomia não foi divulgada. Você identifica um GranTurismo Folgore pela ausência de saídas de escape e detalhes de carroceria em preto brilhante, enquanto logotipos usam tom de cobre. Por dentro ele não usa couro, mas nylon sintético reciclável Econyl.

Esteticamente pode até parecer que ele não é um modelo novo, mas não há nenhum painel de carroceria igual ao antigo Maserati. O visual foi inspirado nos novos lançamentos da marca, como fica claro pelo estilo vertical dos faróis – muito parecidos com os do Grecale e do MC20. O capô agora se estende pela lateral e engloba parte do para-lama.

Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Com um quê de Alfa Romeo, a traseira elegante chama atenção pelo volume do para-lama e pelas linhas delicadas e pouco marcadas. Imagens da cabine ainda não foram reveladas, mas considerando que a Maserati é o ponto mais alto de luxo dentro da Stellantis, não espere nada menos do que muito refinamento.

Maserati GranTurismo Modena [divulgação]
Maserati GranTurismo Modena [divulgação]

>>Stellantis vai mostrar nova RAM Dakota em 2023, mas em segredo

>>Sai Fiat, entra Chevrolet: nova Montana 2023 estará no BBB 23

>>Por R$ 56 mil, Tata Tiago EV é carro elétrico mais barato do mundo

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar