Home » Novidades » Esquecida pela Fiat por muito tempo, Maserati revela novos modelos

Destaque

Esquecida pela Fiat por muito tempo, Maserati revela novos modelos

Depois de anos com uma linha de modelos desatualizada, Maserati volta com tudo e anuncia novidades

3 min de leitura

Esquecida no churrasco pelo grupo Fiat Chrysler Automobiles (futuro Stellantis) por anos, a Maserati finalmente voltou a receber a merecida atenção. Desde o lançamento do SUV grande Levante em 2016, que não foi o sucesso esperado, a marca não apresentava modelos novos ou renovava sua linha. De uma tacada só, reestilizou seus dois sedãs (Ghibli e Quattroporte) em 2020 e aplicou mudanças no SUV.

Agora, a Maserati voltará a crescer com o anúncio de três novos modelos: GrantTurismo, Grecale e MC20. Eles fazem parte da lista de 13 novos carros que a marca italiana pretende lançar até 2024.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20

O primeiro modelo da nova leva da Maserati é o MC20. Situado como modelo mais caro e esportivo da marca, ele foi lançado como representante de uma nova era da italiana. Prova disso é que ele será vendido em versão a gasolina ou 100% elétrica, sendo essa segunda ainda sem números de potência e torque revelados oficialmente pela marca.

Por enquanto, o MC20 terá motor 3.0 V6 de 630 cv e 74,4 kgfm de torque. A versão elétrica deverá ter números parecidos para concorrer com o Tesla Roadster. Com o V6, ele chega aos 100 km/h em 2,9 segundos e tem velocidade máxima de 325 km/h. Já com a versão elétrica, o tempo cai para 2,8 segundos e a velocidade máxima é de 310 km/h.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
A autonomia do modelo elétrico é estimada em 323 km, o que não impressiona para o mercado atual em que carros de luxo movidos a energia chegaram ao patamar de 400 km de autonomia, pelo menos.

Leve, o Maserati MC20 pesa apenas 1.500 kg em virtude de sua carroceria de fibra de carbono com 4,66 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,22 m de altura. O estilo é um tanto quanto genérico, com linhas que misturam referências à Ferrari e à McLaren. Por dentro, há volante de Alfa Romeo Giulia.

Maserati MC20 [divulgação]
Maserati MC20 [divulgação]
A Maserati iniciará a produção do MC20 no final do ano e a versão mais barata custará a partir de US$ 210.000 (R$ 1.110.000). Valores do modelo elétrico não foram anunciados.

GranTurismo

Pouco depois do lançamento do MC20, a Maserati anunciou que finalmente o GranTurismo será renovado. Há exatos 13 anos na mesma geração, o esportivo terá de esperar seu aniversário de 14 anos para ganhar uma nova geração. Poucos detalhes foram revelados sobre ele até o momento.

Maserati GranTurismo [divulgação]
Maserati GranTurismo [divulgação]
Grecale

Se o volante de Alfa Romeo no interior do MC20 pudesse indicar a aproximação entre as duas marcas italianas controladas pela Fiat, o novo SUV da Maserati só confirmou isso. O inédito Maserati Grecale será diretamente derivado do Alfa Romeo Stelvio e deverá ser lançado já no próximo ano.

Maserati Grecale [divulgação]
Maserati Grecale [divulgação]
Menor que o Levante, ele será o Porsche Macan da Maserati. Terá versões totalmente elétricas para concorrer com Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC, mas não abrirá mão dos sonoros motores em V italianos. O nome vem de um vento noroeste do mar mediterrâneo.

>>Fiat Argo 2021: nova grade, mais itens e adeus versão Precision

>>Alfa Romeo e seus carros a serviço da lei

>>Qual é a marca que tem mais SUVs no Brasil?

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar