Destaque

Nissan quer um esportivo de entrada para quem tem 20 anos

Voltar a ter um modelo com pegada esportiva no segmento de entrada é uma das ideias da Nissan para o futuro

Golf GTI 2024
Volkswagen Golf GTI 2024 [Divulgação]

Durante muitos anos, a Nissan teve esportivos para todos os gostos e bolsos. Mas hoje vive à base do já envelhecido GT-R e do recém renovado Z. Por isso, a japonesa acredita que há espaço para um novo esportivo abaixo dos anteriormente citados, suplantado pelo advento da eletricidade.

Ivan Espinosa, chefe de desenvolvimento de produto da Nissan, depois de declarar que o Nissan Patrol é muito melhor que o Toyota Land Cruiser, falou um pouco sobre o lado esportivo da marca. Em entrevista ao site TopGear, Espinosa declarou que “as marcas, em geral, esqueceram da paixão por carros”.

O executivo relembrou que jovens estão cada vez menos interessados em carros, mas que um esportivo poderia fazê-los voltar a sonhar com quatro rodas: “algo mais do ponto de entrada para jovens compradores, em seus 20 anos e do tipo que são apaixonados por carros. Esse tipo [de carro] pode fazer a chama acender de novo”.

Nissan IDx Freeflow [divulgação]
Nissan IDx Freeflow [divulgação]

A ideia, para Espinosa, é que o carro seja conectado via internet para poder permitir que os jovens interajam com seus amigos e com seu próprio veículo. Só que, claro, não deixar de ser algo excitante e divertido de dirigir”. Por isso, a ideia seria oferecer um carro elétrico mais barato.

Cupê sim, hatch não

“Eu acho que não seria um hot hatch, mas sim um esportivo elétrico menor. Algo pequeno, mais barato. Definitivamente”, afirma Espinosa. Até mesmo o posicionamento do modelo parece bem claro dentro da Nissan: “sempre tivemos o GT-R, sempre tivemos o Z e sempre tivemos um de entrada. E hoje é isso que estamos sem”.

Nissan IDx Nismo [divulgação]
Nissan IDx Nismo [divulgação]

Ou seja, a ideia seria oferecer um modelo nos moldes do Silvia ou do 180SX: um cupê esportivo, com foco na diversão ao volante, não em acabamento sofisticado ou números altos de potência. Justamente um modelo para brigar com Mazda MX-5 Miata e Toyota GR86, dois modelos que vendem bem por preencher nichos sozinhos.

Mas, claro, se tratando da Nissan, não faltaria pimenta da Nismo: “esse é meu planejamento de produto dos sonhos – manter esses três elementos como nossa ofensiva esportiva. No topo o GT-R com sua variante Nismo, o Z com uma variante Nismo e esse carro de entrada também com sua versão Nismo”, finaliza Espinosa. 

Nissan IDx Freeflow [divulgação]
Nissan IDx Freeflow [divulgação]

É um esportivo que falta à Nissan? Conte nos comentários.

.

>>Nissan provoca: “nosso carro é muito melhor que o da Toyota”

>>Frontier 2024 agora tem 6 anos de garantia 

>>Nissan trabalha em Frontier radical para brigar com Ranger Raptor