Home » Destaque » Nova Ford Ranger só chega ao Brasil em 2023, mas terá motor V6

Destaque

Nova Ford Ranger só chega ao Brasil em 2023, mas terá motor V6

Nova geração da Ford Ranger agora é verdadeiramente global e terá três motores diferentes, com direito a um V6, além de muita tecnologia

5 min de leitura

Fazia tempo que a Ford não escondia segredo sobre a nova geração da Ranger. Mas agora a marca finalmente revelou a nova geração da picape média. E ela tem uma missão importantíssima: a Ranger é o único carro verdadeiramente global da Ford e será vendida em praticamente todos os mercados em que a marca atua.

O Brasil já tem a nova geração confirmada, ainda que ela chegue somente em 2023 com produção na Argentina. Antes disso, no entanto, a atual geração deve ganhar versões especiais de despedida. Mas não pense que estaremos atrasados, afinal, Tailândia e África do Sul, primeiros países a recebê-la, só a terão nas concessionárias em 2022.

A revelação antes do lançamento tem como objetivo mostrar a nova Ranger para o mundo. A picape ficou mais moderna e também cresceu. Ela está 5 cm mais larga e tem entre-eixos 5 cm mais longo. Além disso, tem construção mais robusta e focada em segurança. A base servirá também para a segunda geração da Volkswagen Amarok.

Ford Ranger Wildtrack 2023 [divulgaão]

Maverick e F-150

Esteticamente a nova Ford Ranger é uma mistura de elementos da Maverick com outros da F-150, ainda que haja uma identidade visual própria. A dianteira reta tem como destaque os faróis em C com iluminação full-LED nas versões mais caras. Nos modelos mais simples, o filete da grade que invade os faróis é substituído por mais um bloco luminoso.

A grade frontal quadrada é acompanhada por duas colunas que vão em direção à parte inferior do para-choque. Nas versões regulares elas são retas e na cor da carroceria, enquanto na variante aventureira Wildtrack a coloração preta domina. As falsas saídas de ar laterais, típicas da Ranger, foram mantidas na nova geração.

Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Os para-lamas agora são mais marcados, graças ao vinco alto que traz robustez. Na traseira, lanternas mantém formato parecido com a geração anterior, mas com elementos em C e espaço para o sensor de ponto cego. A tampa da caçamba tem o nome Ranger diretamente no metal e desenho muito parecido com o da Maverick.

Há de destacar ainda o para-choque que agora vem na cor da carroceria. Nas laterais, foram instalados degraus para facilitar o acesso à caçamba da nova Ford Ranger. Por falar na caçamba, a Ford promete áreas específicas para divisores de cargas e iluminação forte capaz de deixar a área de trabalho clara mesmo durante a noite.

Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Ford Ranger 2023 [divulgaão]

Mustang Mach E?

Se por fora a Ranger passou por uma evolução, a cabine teve uma verdadeira revolução. O acabamento melhorou com a inclusão de uma sessão macia ao toque na parte superior, mas o maior destaque vai para a central multimídia. Em posição vertical, como o Mustang Mach E, a central pode ter 12 polegadas ou 10,1 polegadas, a depender da versão.

Todos os comandos da picape são gerenciados pela tela multimídia com conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay. Contudo, o sistema de ar-condicionado segue com botões físicos – ainda bem. A manopla de câmbio é nova, pequena para uma picape e com comandos de troca físicos nas laterais (algo pouco ergonômico).

Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Ford Ranger 2023 [divulgaão]
A Nova Ranger ainda tem painel de instrumentos totalmente digital para todas as versões e um novo volante exclusivo para ela. Há também carregador de celular por indução. Por ser conectada à internet todo o tempo, a picape pode ser atualizada pela internet.

Três com três

A Ford não revelou detalhes sobre a motorização, apenas adiantando quais motores e transmissões a nova Ranger terá. Saem de cena o 2.4 quatro cilindros turbo diesel e o 3.2 cinco cilindros turbo diesel, além dos motores a gasolina que ela usava em outros países. Agora, a Ranger é servida globalmente por quatro motores diferentes e três transmissões.

Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Para o Brasil e mercados que ainda usam diesel, a caminhonete conta com um 2.0 quatro cilindros com opção de um turbo ou dois turbos. Mas a grande novidade fica por conta do 3.0 V6 da F-150, que chega para tomar da VW Amarok o título de picape média mais potente do mundo. Para os EUA, há ainda o 2.3 EcoBoost quatro cilindros turbo a gasolina.

A Ford diz que a Ranger já está pronta para a eletrificação. Rumores fortes apontam para uma versão híbrida plug-in para a Europa, podendo ser gasolina ou diesel. As transmissões são manual de seis marchas, automática de seis marchas ou automática de dez marchas – variam de acordo com o motor usado.

Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Ford Ranger 2023 [divulgaão]
Outro destaque fica por conta da tração 4×4 que agora conta com modo automático. Nesse sistema, a própria Ranger decide se é necessário tracionar as quatro rodas ou apenas as traseiras. Há ainda opção de 4×4 regular, 4×4 com reduzida e 4×2 para seleção manual pelo motorista.

>>Maverick tem potencial para incomodar a Fiat Toro | Impressões

>>Ford diz que 25% dos novos donos de Maverick são mulheres

>>Ford quase usou nomes de Honda, Kia e Hyundai e até Fanta em um sedã

YouTube video

3 comentários em “Nova Ford Ranger só chega ao Brasil em 2023, mas terá motor V6”

  1. Milton Carioca

    Que chegue e passe direto como tem sido os outros modelos.
    Tem que ter baixo respeito próprio para comprar um carro da Ford depois do que ela fez no Brasil ( e em outros países também)
    Ford não terá vida muito longa por aqui. A credibilidade na marca está se desintegrando rapidamente.

    • Paulo José Valiente

      Tenho Ford desde 1969 com o Corcel, passei para Corcel II, Maverick 78 automático, Del Rey, Escort 1, F 1000 XLT 4×4 98 que tenho até hoje e para viajar uma Ranger Limited 2018 e nunca me arrependi. Esperando apenas Ranger 2023 estar disponível no Brasil para trocar!

      • Geandro Altoé Seiberti

        Aguardando também. Ficou show

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar