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Picapes dominam lista de nacionais que mais encareceram em 2020

Com aumentos de preços que passam de R$ 30 mil em um ano, as posições mais altas da lista foram dominadas por caminhonetes médias

5 min de leitura

Depois de conferir a lista dos carros que mais tiveram aumento de preços em 2020 no Brasil, chegou a hora de conferir o aumento de preços dos modelos nacionais. Para compor a lista foram considerados carros produzidos no Brasil e América Latina, removendo marcas premium da lista. E a categoria com maior aumento foi a de picapes, liderada pela Toyota Hilux.

Na lista os carros que mais sofreram aumentos de preço em 2020, foram consideradas somente uma versão por veículo, sendo a variante que mais encareceu entre janeiro e agosto a escolhida para compor o top 10. Os dados de valores foram fornecidos pela Jato Dynamics a pedido do Auto+.

Toyota Hilux Cabine Simples [divulgação]
Toyota Hilux Cabine Simples [divulgação]
  1. Toyota Hilux Cabine Simples – aumento de R$ 31.022

Ironicamente, a versão mais barata da Toyota Hilux foi justamente a que ficou mais cara ao longo de 2020. No início de 2019 a líder do segmento de picapes médias em sua versão cabine simples partia de R$ 132.990 e agora em agosto não sai por menos de R$ 164.012.

Ford Ranger Limited [divulgação]
Ford Ranger Limited [divulgação]
  1. Ford Ranger Limited – aumento de R$ 27.100

Com aumentos seguidos ao longo de 2020, a Ford Ranger topo de linha segue o caminho contrário de outras picapes da lista, como a Toyota Hilux e a Nissan Frontier. A caminhonete média da Ford se apresenta na versão topo de linha LImited, que até o começo do ano estava abaixo da linha dos R$ 200 mil.

Chevrolet Trailblazer [divulgação]
Chevrolet Trailblazer [divulgação]
  1. Chevrolet Trailblazer Premier – aumento de R$ 25.960

A recente reestilização do Chevrolet Trailblazer cobrou seu preço: o SUV grande derivado da picape S10 ganhou nova dianteira, internet wi-fi, central multimídia melhorada e preço R$ 25.690 mais alto do que antes. De todos os carros produzidos no Brasil por marcas generalistas, o Trailblazer é o mais caro.

Nissan Frontier XE 2020 (divulgação)
  1. Nissan Frontier XE – aumento de R$ 21.500

Fechando a trinca de picapes produzidas na Argentina que tiveram expressivo aumento de preços em 2020, a Frontier , figura na lista na variante intermediária XE que ainda não ultrapassou a barreira dos R$ 200 mil, mas ficou perigosamente próxima após os aumentos que resultaram em um salto de preço de R$ 21.500 em relação ao que era cobrado em janeiro.

Volkswagen Jetta GLI (divulgação)
  1. Volkswagen Jetta GLI – aumento de R$ 20.500

Primeiro da lista, mas não único modelo importado do México, o Volkswagen Jetta carimbou sua presença nesse top 10 na versão topo de linha GLI. Tomando o lugar que já foi do Golf GTI no Brasil, mas com mais porta-malas, o Jetta GLI ficou R$ 20.500 mais caro ao longo do ano. Por R$ 165.490, se tornou o sedã mais caro da VW depois que o Passat se aposentou.

Jeep Compass 2021
Jeep Compass 2021 [divulgação]
  1. Jeep Compass S – aumento de R$ 17.200

Versão mais cara e sofisticada do Jeep Compass sofreu algumas alterações de preço ao longo do ano para chegar aos R$ 17.200 de reajuste total. Por R$ 213.190, ele é o carro mais caro produzido pela FCA no Brasil, sendo, inclusive, o único nacional do grupo com preços acima da casa dos R$ 200 mil.

Volkswagen Virtus (divulgação)
  1. Volkswagen Virtus Highline – aumento de R$ 13.210

Primeiro modelo da lista com preços abaixo dos seis dígitos, o Volkswagen Virtus Highline bateu os R$ 13.210 de aumento total ao longo do ano. Parte desse crescimento tenta ser justificado pela inclusão de equipamentos e aproximação com a versão topo de linha GTS.

Volkswagen Polo (divulgação)
  1. Volkswagen Polo Highline – aumento de R$ 13.000

Seguindo de perto o seu irmão Virtus, o Volkswagen Polo custa hoje R$ 13 mil mais caro do que ele era vendido no início do ano. Proporcionalmente ele encareceu mais que o Virtus, visto que o sedã custa mais caro naturalmente e teve aumento total R$ 210 maior que o do hatch.

Jeep Renegade Trailhawk (divulgação)
  1. Jeep Renegade Trailhawk – aumento de R$ 12.300

Tal qual o ocorrido com o Compass, o Jeep Renegade marca presença na lista em sua versão topo de linha. Desde o começo do ano, por razões da lei, apenas a versão PCD do SUV compacto não ficou mais cara. Contudo, isso não impediu que o modelo diesel Trailhawk subisse seu preço em R$ 12.300.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox [divulgação]
  1. Chevrolet Equinox Premier 2.0 – aumento de R$ 12.200

Conterrâneo do Volkswagen Jetta, o Chevrolet Equinox está R$ 12.200 mais caro em agosto do que em relação ao preço cobrado no início de 2020, logo após o SUV médio ganhar novas versões equipadas com motor 1.5. Todas as variantes sofreram aumentos desde aquela época, mas não tão altos quanto o Equinox topo de linha.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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