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Polo Russo: sedã da VW com cara de Voyajão só durou 3 anos

Ainda que as marcas internacionais já tenham feito sua debandada do mercado russo, alguns modelos vendidos por lá despertam curiosidade. Como é o caso do Volkswagen Polo russo. Um modelo que tinha nome do mesmo ...

3 min de leitura

Ainda que as marcas internacionais já tenham feito sua debandada do mercado russo, alguns modelos vendidos por lá despertam curiosidade. Como é o caso do Volkswagen Polo russo. Um modelo que tinha nome do mesmo hatch compacto oferecido no Brasil e na Europa, mas que nunca foi um Polo de verdade.

Lançado em 2020, o Volkswagen Polo Russo, na verdade é um Skoda Rapid com visual diferenciado e proposta bem estranha. O modelo usava a plataforma PQ25, uma evolução da PQ24 que deu vida a Gol, Fox, Voyage e está até hoje viva na Saveiro. Inclusive, ele compartilhou com a velha guarda brasileira alguns dos motores.

Um conhecido e um reduzido

Debaixo do capô, um russo poderia escolher entre o motor 1.6 MPI do Gol, mas com 90 cv ou 110 cv. A outra opção era o 1.4 TSI quatro cilindros turbo, mas capado para entregar só 125 cv e 20,4 kgfm de torque. Vale lembrar que o motor 1.0 TSI brasileiro tem versão de 128 cv e 20,4 kgfm. O que será que a VW fez com o 1.4 TSI para ficar tão fraco na Rússia?

Volkswagen Polo russo [divulgação]
Volkswagen Polo russo [divulgação]

A opção de transmissão variava de acordo com o motor. O 1.6 MPI tinha câmbio manual de cinco marchas no modelo de 90 cv ou automático de seis velocidades no de 110 cv. Já o Polo 1.4 TSI trazia transmissão DSG de dupla embreagem com sete marchas – tipo de câmbio que a linha brasileira da Volkswagen fabricada localmente nunca trouxe.

Voyajão ou Jettinha

Visualmente, o Volkswagen Polo russo era um carro estranho. A frente era inspirada no Jetta, trazendo faróis praticamente idênticos. Só que, como a frente era menor e mais alta, causava a impressão de ser um carro velho. Já o para-choque, tinha desenho parecido com o do Nivus.

Volkswagen Polo russo [divulgação]
Volkswagen Polo russo [divulgação]

Na lateral, é fácil confundir o modelo com um Voyage. Já na traseira, ele trazia lanternas que invadiam a tampa do porta-malas. Diferentemente do Virtus, mas seguindo o Voyage, a placa fica no para-choque, não na tampa do porta-malas. O mais interessante, contudo, era que a tampa do porta-malas era aberta junto do vidro, como se fosse um hatch.

Volkswagen Polo russo [divulgação]
Volkswagen Polo russo [divulgação]

Por dentro, o interior trazia peças do Polo de geração anterior, como as portas, com elementos de outros modelos da Volkswagen. O volante era do Nivus, enquanto a manopla de câmbio é igual que a Amarok usa. O estilo lembra até o Polo internacional, com direito a painel digital e central multimídia flutuante.

Adeus Rússia

Com o fechamento das operações da Volkswagen da Rússia em 2023, esse estranho Polo foi abandonado. Por lá, a VW também produzia um Taos alternativo. Apesar de parecer com o modelo vendido no Brasil, ele era mais arredondado por ser baseado no Skoda Karoq. Prova disso era que a lateral tinha linhas e vidros diferentes do SUV brasileiro. 

Você achou o Polo russo mais legal que o Virtus? Conte nos comentários.



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6 comentários em “Polo Russo: sedã da VW com cara de Voyajão só durou 3 anos”

  1. rodrigosr

    O Virtus tá bem a frente desse estranho Polo russo. A única coisa realmente legal dele é a forma de abertura do porta-mala, coisa que devia se popularizar nos demais sedans. Quem sabe isso dê maior sobrevida ao segmento.

  2. Bart

    Esse carro teria sido um excelente novo Voyage pra estar abaixo do Virtus
    O design é mais bonito que o Virtus anterior na minha opinião

  3. Edmundo Junior Kajueiro

    Pior que eu gostei desse carro, realmente achei bonito.

  4. awatenor

    Concordo!

  5. awatenor

    Discordo da expressão "carro velho" para a frente. Para o atual momento, é até um item da moda, a frente "alta", de SUV (não que eu aprove, não não parece "velho"). Parece um desenho interessante !
    E a traseira tipo 2 e 1/2 volumes, à lá Escort, Croma e parentes? Gostei demais! Questão de gosto e opção pela prática… Mas utilidade com estilo? Muito bom!

  6. Marcus Vinicius

    Taos vendido no mercado brasileiro vêm da fábrica de General Pacheco lá na Argentina.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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