Preciso admitir algo: o Porsche Macan é um dos meus carros preferidos. Especificamente o Macan GTS. Sabe aquele jogo: se você só pudesse ter um carro na vida para o resto da vida, qual seria? No meu caso seria ele. Mas não havia tido contato ainda com a versão de entrada com motor 2.0 do Golf GTI.
Muita gente que já andou nesse carro dizia ser manco, até dava o apelido de “Mancan”. Mas em que mundo um SUV com proporções na casa dos médios e 245 cv poderia ser pouco? Até a própria Porsche talvez viu que não era suficiente e colocou 20 cv a mais e 3 kgfm de torque extras na linha 2023. Mas isso faz dele divertido?
Entrando com dois pés
Vamos a alguns pontos. A Porsche diz que 80% dos compradores do Macan estão adquirindo um carro da marca pela primeira vez na vida. E que a grande maioria é justamente da versão de entrada sem nome que custa R$ 439.000. Por isso até disponibilizaram o modelo para o nosso teste ao invés da nova versão T, que só chega depois do meio do ano.
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Porsche-Macan-12_edited-750x450.jpg)
Mas ele entrega diversão ao volante. E muita. Parece um hatchzão no comportamento, com direção muito afiada, direta e calibrada na medida perfeita para uma tocada esportiva. O volante, aliás, agora é o mesmo do 911 e do Taycan, salvo pela ausência os parafusos aparentes perto das tecladas de comando.
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Porsche-Macan-1_edited-1-750x450.jpg)
Mas e os números?
Ok, falei da dinâmica do Porsche, mas e a performance? Bom, os 265 cv são suficientes para ele. Vão te levar aos 100 km/h em 6,2 segundos. O Golf GTI, que era considerado um carro rápido quando era vendido no Brasil, tinha alguns cavalos a menos e chegava à mesma velocidade em 7 segundos cravados.
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Porsche-Macan-15_edited-750x450.jpg)
911 de salto
O mais interessante do Porsche Macan talvez seja seu interior. Ele tenta ficar o mais próximo possível do 911, ainda que tenha elementos próprios. O console central é bem alto como no modelo icônico, criando uma sensação de posição de dirigir mais esportiva. Aliás, o banco vai bem alto ou bem colado no chão, dependendo do que você quiser.
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Porsche-Macan-14_edited-750x450.jpg)
Há de ressaltar também dois elementos bem curiosos de design do Macan, mas do lado de fora. Primeiro o capô que invade a lateral, engloba a sessão dos faróis e deixa o SUV com cara de modelo de competição. Outro é o botão de abertura do porta-malas que fica no limpador traseiro. Nunca vi outro carro com uma posição tão bizarra para abrir o porta-malas.

Veredicto
Ser o menor e menos potente dos Porsche pode ser uma tarefa ingrata para o Macan. Não por falta de qualidades, que aliás ele tem muitas, mas por aguentar os pilotos de Super Trunfo só sabendo comparar números e não experiências. Mas o seu papel é muito importante: trazer novos compradores para a Porsche. E isso ele cumpre com louvor.
O modelo de entrada é a síntese da vontade de um cliente de fazer parte da marca, ainda que sem a experiência completa. Já o Macan GTS entrega o que se espera de um Porsche em uma prática embalagem de um SUV relativamente pequeno, bastante refinado e com um gosto bem forte de 911. É o carro mais racional de uma marca que está nem aí para a racionalidade (ainda bem).
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/Porsche-Macan-8_edited-750x450.jpg)
>>Novo Tiggo 8 Plus e+ é rápido como Porsche e econômico como um Kwid
>>Porsche 911 Turbo S é bom demais para ser verdade | Avaliação
>>Porsche Taycan redefine tudo que você sabe sobre carros | Avaliação

![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Porsche-Macan-5_edited-1200x720.jpg)
A Porsche no meu entendimento é a montadora mais competente que existe. Me baseio na história dela desde o início, onde criou modelos numa filosofia de desenvolvimento do criador Ferdnand, até os dias de hoje. Sempre apresentando inovações e evolução.
O Macan é um carro que eu teria, sem sombra de dúvida. Mas não é um Porsche de DNA autêntico, pois é um modelo compartilhado com a VW e a Audi. Não nasceu sem compartilhar a plataforma, como o 718 e o 911, por exemplo. Mas tem uma boa plataforma e uma montadora com vasta experiência em desempenho e corridas de endurance. A maior vencedora das 24 horas de Le Mans, seja em protótipo ou em esportivo como o 911, o carro que mais venceu corridas do planeta. Essa experiência é transportada para os produtos dela.