Um novo Projeto de Lei (PL) foi protocolado na Câmara dos Deputados em defesa do motor diesel. O deputado federal Heitor Freire (União) defende que o carro barato a diesel no Brasil seja realidade, permitindo que mais tipos de veículos sejam equipados com esse tipo de motor.
Há 45 anos no Brasil a lei permite que apenas caminhões, furgões, embarcações, ônibus, SUVs com tração 4×4 com reduzida e picapes com carga superior a 1.000 kg possam rodar com diesel. Esse é o motivo pelo qual Compass, Commander e Renegade (até pouco tempo atrás) contam sempre com tração 4×4 nas versões diesel.
“Ela [a lei que proíbe carros de passeio diesel] fez muito sentido nessa época, mas hoje está defasada, uma simples portaria ministerial cujos efeitos já perduram por quase 45 anos, mesmo com o cenário da tecnologia automotiva e da eficiência energética havendo mudado profundamente”, defende Freire em declaração publicada pelo jornal O Povo.
![Fiat Toro Ultra Diesel [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/12/Fiat-Toro-Ultra-Diesel-10_edited-750x450.jpg)
A última vez que houve movimentação política para liberação dos carros de passeio a diesel no Brasil foi em 2016, mas o projeto de lei foi vetado. Hoje, o diesel segue subsidiado pelo governo e diversos países, especialmente na Europa, pretendem abolir o combustível muito em breve.

Hoje, fora picapes e utilitários, o carro diesel mais barato do Brasil é o Compass Longitude de R$ 214.137. Com a nova lei, poderíamos ver carros como Fiat Argo, Volkswagen Polo e, talvez, até Renault Kwid diesel.
![Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/Jeep-Compass-Limited-Diesel-2_edited-750x450.jpg)
>>Fiat abaixa preço se seus carros no Brasil: de Mobi e Pulse até Toro
>>Porsche bate recorde em 2021 e promete: 80% dos carros serão elétricos
>>5 carros que fracassaram feio no mercado e foram esquecidos

![[Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Jeep-Renegade-Moab-23_edited-1200x720.jpg)

Brasil nunca terá carro de passeio a diesel, colocou regras de poluição zero nos carros zeros e deixando os antigos principalmente os caminhões de 30 anos de fabricação ainda em circulação. Carro elétrico só dá certo na Europa, porque tem outros modais para locomoção, Brasil ou é de carro ou ônibus, avião não é mais usado por não ter mais aeroportos.