Ao vivo
Home » Destaque » Quando a arquitetura encontra as marcas de carros

Destaque

Quando a arquitetura encontra as marcas de carros

Conheça alguns dos prédios que têm relação com as marcas de carros. Alguns deles são obras da arquitetura do passado e do presente

3 min de leitura

Os edifícios não são apenas construções no horizonte das cidades, mas também contam histórias. Design e arquitetura estão interligados, e algumas marcas de carros ostentam verdadeiros símbolos verticais feitos de aço, vidro e concreto.

BMW Welt

BMW Welt
[BMW Welt / Divulgação]

O BMW Welt está localizado em Munique, na Alemanha, e foi inaugurado em 2007. Com um design futurista, o prédio combina showroom, museu, centro de eventos e concessionária, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes sobre os modelos da BMW, Mini e Rolls-Royce, além de permitir a entrega de veículos.

O BMW Welt também se preocupa com a sustentabilidade, utilizando energia de forma eficiente e materiais eco-friendly. O endereço é Am Olympiapark 1, 80809 Munique, Alemanha.

Car Towers

Arquitetura
[Autostadt Car Towers / Divulgação]

O Volkswagen Autostadt é um parque temático e centro de entregas de veículos em Wolfsburg, na Alemanha. Inaugurado em 2000, fica localizado próximo à sede da VW. Entre as atrações, os visitantes são imersos na história da indústria automotiva, e o complexo abriga os museus da Volkswagen, Audi, SEAT, Škoda, Porsche, Lamborghini e Bentley.

As duas torres de vidro cilíndricas, conhecidas como Car Towers, são uma das principais atrações. Cada torre tem 48 metros de altura, armazena 400 veículos e possui um avançado sistema automatizado para movimentar os carros por elevadores.

Chrysler Building

[Chrysler Building / Tony Hisgett]

Assim como o Empire State Building, o Chrysler Building é um ícone de Nova Iorque, frequentemente visto em filmes como “Men In Black”, “O Dia Depois de Amanhã” e “Godzilla”, além de seriados como “Mad Men” e “Friends”.

Construído entre 1928 e 1930, o Chrysler Building foi projetado pelo arquiteto William Van Alen no estilo Art Déco e foi originalmente concebido como sede da Chrysler Corporation. Com 77 andares e 319 metros de altura, o Chrysler Building foi o edifício mais alto do mundo até ser superado pelo Empire State Building em 1931.

Para comparar, o Empire State possui 381 metros e o Burj Khalifa, 828 metros, em Dubai. O endereço é 405 Lexington Avenue, Midtown Manhattan, Nova York.

Porsche Museum

Porsche Museum
[Porsche Museum / Divulgação]

O Porsche Museum é uma impressionante obra da arquitetura inaugurada em 2009, que conta a história do fabricante de Stuttgart. Projetado pelo estúdio austríaco Delugan Meissl Associated Architects, o edifício exibe um design suspenso com fachada de vidro e aço, dando a impressão de que está flutuando.

Renaissance Center

Arquitetura
[Renaissance Center / gmauthority.com]

Este símbolo da cidade de Detroit, nos Estados Unidos, também conhecido como General Motors Building, foi projetado pelo arquiteto John C. Portman Jr. A construção começou em 1973 e foi inaugurada em 1977. O Renaissance Center é composto por sete torres, sendo a principal com 220 metros de altura — a maior do complexo.

Desde a inauguração, é a sede da General Motors, com uma estrutura de vidro e aço que domina o horizonte da Cidade do Automóvel. Essa obra da arquitetura também apareceu em filmes como “8 Mile” e “Transformers”. O endereço é 100 Renaissance Center, Detroit, MI 48243, Estados Unidos.

Você já visitou ou conhecia esses edifícios? Escreva nos comentários!



YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar