Ao vivo
Home » Destaque » Renault Duster capota em impacto lateral do Latin NCAP e zera teste

Destaque

Renault Duster capota em impacto lateral do Latin NCAP e zera teste

Depois de oito meses sem revelar nenhum resultado, Renault Duster e Suzuki Swift foram testados pelo Latin NCAP e tiveram a nota zerada em avaliação

3 min de leitura

O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos carros na América Latina, revelou os seus primeiros resultados de 2021. Por conta da pandemia, os resultados atrasaram, mas caíram como uma bomba no colo da Renault e da Suzuki. No caso do Renault Duster, com unidade produzida em São José dos Pinhais (PR), o resultado foi tão redondo como um zero.

O SUV compacto da marca teve boa avaliação da estrutura no impacto frontal a 64 km/h, mas o impacto fez o tanque vazar combustível, o que fez o Latin NCAP enviar um alerta para recall no Duster. Outro ponto crítico foi a avaliação da proteção de crianças, com as cadeirinhas de 1,5 e 3 anos bateram de cara contra o banco, reduzindo bastante a sua pontuação.

Se as coisas já não estavam fáceis, no impacto lateral foi ainda pior. O SUV capotou com o impacto. Não há um vídeo do carro capotando e o mais próximo que se vê é ele inclinando de maneira bem alta com o impacto. O Latin NCAP confirmou o capotamento lateral e ainda destacou a estrutura da lateral, que com o impacto invadiu o habitáculo de maneira mais acentuada.

Renault Duster [Latin NCAP]
Ainda neste impacto, a porta dianteira abriu, o que também é um risco e diminui a nota. Assim, o Latin NCAP destacou que a Renault precisa fazer um recall de todas as unidades sobre o vazamento do tanque de combustível, que pode provocar uma explosão. Além do recall, a ONG destaca que é preciso corrigir o problema nas unidades novas.

Outro teste negativo foi o efeito chicote, dos bancos. Mais um zero, por não proteger o pescoço do ocupante. Além do impacto frontal e com a boa absorção da estrutura da carroceria, o Duster conseguiu sair bem no teste do alce a 80 km/h. Outro que zerou o teste foi o Suzuki Swift, que é vendido na região. O ponto negativo é que o carro sequer conta com pontos de ancoragem das cadeirinhas para crianças.

 

YouTube video

YouTube video

Hyundai confirma construção de fábricas de motores em Piracicaba

Mini confirma estreia de nova série especial do Cooper, a Piccadilly

Toyota apresenta a versão GR-Sport da Hilux, que vem ao Brasil em 2022

 

2 comentários em “Renault Duster capota em impacto lateral do Latin NCAP e zera teste”

  1. Carlos Eduardo

    Na última sequência interna do vídeo mostra claramente o ângulo de capotagem, terminando o carro capotado lateralmente.

  2. Jefferson

    Serviço completo: mata e crema !

Deixe um comentário