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Novo Duster Intense é o SUV manual mais caro feito no Brasil

Por R$ 109.390, nova opção manual para o Duster Intense mostra que o mercado nem sempre quer câmbio automático

3 min de leitura

Contrariando a tendência de mercado, onde todos os seus concorrentes (exceto Nissan Kicks e Fiat Pulse) só têm versões com câmbio automático, o Renault Duster acaba de ganhar uma nova variante manual. A Intense, anteriormente oferecida somente com transmissão CVT passa a ser vendida com câmbio manual por R$ 109.390.

Só que há um grande porém: a estreia do Duster Intense manual coloca fim à vida das versões Zen manual e Zen CVT, ambas com procura bastante baixa nas concessionárias. Como a demanda era maior pelo Intense e pelo topo de linha Iconic, a Renault manteve somente as versões de topo com suas variantes.

Assim, a gama Renault Duster passa a ser composta por Intense manual, Intense CVT, Iconic CVT e Iconic turbo CVT. A queda da versão de entrada Zen se dava também pelo pacote um tanto quanto básico para a categoria: rádio, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, assistente de partida em rampa, banco do motorista com regulagem de altura, controle de tração e estabilidade, start-stop e mais nada.

Renault Duster Intense manual [divulgação]
Renault Duster Intense manual [divulgação]
A central era opcional, mas que era vista como item de série no Duster Iconic, que ainda agrega câmera de ré, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de neblina, sensor de ré e piloto automático. Vale lembrar que recentemente a central multimídia foi atualizada e ganhou Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Um turbo, três aspirados

A Renault não mexeu na gama de motores do Duster. As versões Intense manual, Intense CVT e Iconic CVT são movidas por um motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm de torque. Já a topo de linha Iconic turbo CVT usa um 1.3 quatro cilindros turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

Um detalhe interessante é que o Renault Duster Intense manual de R$ 109.390 é o SUV mais caro produzido no Brasil com transmissão manual. Ele só não é o mais caro da categoria porque a Suzuki tem o Jimny Sierra 4You manual por salgadíssimos R$ 156.990.

Além disso, Mitsubishi L200 Triton e Chevrolet S10, as únicas picapes médias produzidas no Brasil, têm versões com câmbio manual. Isso impediria o Renault Duster de ser o carro mais caro produzido no nosso país com pedal de embreagem. Esse título pertence à Chevrolet S10 LS 4×4 cabine dupla de R$ 246.430.

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1 comentário em “Novo Duster Intense é o SUV manual mais caro feito no Brasil”

  1. André Luiz Pereira Sena

    Conforme você fala nas reportagens anteriores, os carros ficaram mais caros ainda, mas Renault Duster aí dói mesmo no bolso.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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