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Smart volta das cinzas com SUV que facilmente poderia ser um Mercedes

Smart nunca teve tanta proximidade com a Mercedes-Benz quanto agora, mesmo que hoje só metade da marca pertença à alemã

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Assim como a Volvo foi salva ao ser comprada pela Geely, ao que tudo indica, o mesmo acontecerá com a Smart. Criada pela Mercedes-Benz no fim dos anos 1990, a marca de carros ultracompactos quase faliu, mas a chinesa Geely resolveu intervir e comprar 50% da marca alemã. O resultado é o novo SUV compacto #1 revelado agora na Europa.

Ao contrário dos ForTwo e ForFour anteriores, o Smart #1 não compartilha plataforma com a Renault, mas sim com a Geely. Trata-se da base SEA pensada para modelos compactos e já pronta para a eletrificação. No caso do #1, ele sempre será elétrico, sem opção de versão a combustão.

Com um único motor traseiro, mantendo a tradição da Smart, o SUV elétrico entrega 264 cv e 35 kgfm de torque. É o modelo mais potente da história da marca, além de ser o maior. Ele tem porte de Mini Countryman, mas promete mais espaço interno que ele. Segundo a marca, se compara a um Mercedes-Benz Classe E em termos de amplitude da cabine.

Smart #1 [divulgação]
Smart #1 [divulgação]
A autonomia de 440 km é provida pelo kit de baterias de 66 kWh. É uma melhoria absurda frente aos 133 km que o ForTwo EQ era capaz de rodar com baterias cheias. O modelo traz ainda sistemas de condução semiautonoma, faróis altos adaptativos, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, entre outros.

#NúmerosDeNovo

O nome #1 faz parte da tradicional falta de criatividade das marcas do grupo Geely em usar números para seus carros. A Polestar usa apenas um dígito (1, 2, 3, etc), enquanto a Lynk & Co adiciona um 0 na frente (01, 02, 03, etc) e a Zeekr coloca dois 00 para compor o nome (001, 002 e 003). A Smart usará a hashtag (#1, #2, etc).

Smart #1 [divulgação]
Smart #1 [divulgação]
Em termos visuais, um Smart nunca esteve tão próximo aos Mercedes-Benz como agora. A dianteira om faróis triangulares conectados por uma barra é idêntico ao do conceito EQ XX e também faz lembrar dos modelos elétricos da montadora alemã. Lateral limpa com poucas linhas e maçanetas camufladas dão um ar moderno.

Unte isso ao teto com efeito flutuante e coluna C ondulada com o logotipo da Smart na lateral e verá um estilo mais ousado do que outros modelos da marca. As portas não tem molduras, o que dá um ar de Subaru ao modelo. Na traseira, as típicas lanternas conectadas dos modelos EQ da Mercedes aparecem no pequeno SUV da Smart.

Smart #1 [divulgação]
Smart #1 [divulgação]
Já a cabine é inegavelmente Mercedes-Benz. Se houvesse uma letra antes de A para algo abaixo do EQA/GLA, seria esse Smart. O console central alto e envolvente tem duas cores e se liga elegantemente ao painel. Uma faixa luminosa destaca a central multimídia flutuante. Enquanto o painel de instrumentos é uma tela pequena, mas de alta definição, que fica disfarçada.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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