Ao vivo
Home » Novidades » SUV Peugeot 1008 pode ser solução para Brasil que ficou sem novo 2008

Destaque

SUV Peugeot 1008 pode ser solução para Brasil que ficou sem novo 2008

Menor SUV da Peugeot, o 1008, terá o mesmo porte do atual 2008 e será o modelo de entrada da marca francesa em alguns países

3 min de leitura

Assim como o segmento de SUVs médios está se separando em dois patamares diferentes, a categoria de compactos caminha para a mesma separação. Prova disso, é que a PSA desenvolve o inédito SUV Peugeot 1008 para tomar o espaço que a primeira geração do 2008 ocupava. E é esse modelo que tem grandes chances de ser vendido no Brasil.

Atualmente, a categoria de SUVs médio é dividida em modelos com porte de Jeep Compass, ou seja, na casa dos 4,40 m. Estão lá também modelos como Volkswagen Tarek e Peugeot 3008. Já o segundo patamar tem SUVs de cinco ou sete lugares com porte mais avantajado, na casa dos 4,70 m como VW Tiguan, Peugeot 5008 e Chevrolet Equinox.

Essa divisão da categoria em dois também está ocorrendo entre os SUVs compactos. Hoje temos modelos pequenos como Ford EcoSport, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008 na faixa de até 4,20 m. Já modelos como Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V, ficam na faixa acima dos 4,20 m e vão crescer em breve.

Entendida essa divisão, fica claro porque a Peugeot quer investir no primeiro patamar da categoria. O novo Peugeot 2008 europeu tem 4,30 m de comprimento. São 14 cm a mais que a primeira geração, que é atualmente vendida no Brasil. Com essa lacuna aberta, a marca francesa quer voltar a disputar no segmento abaixo de 4,20 m com o inédito 1008.

Peugeot HR1 Concept [divulgação]
Peugeot HR1 Concept [divulgação]
Segundo o site francês Caradisiac, o Peugeot 1008 será o menor SUV da marca e terá comprimento até 4,15 m, ou seja, 5 cm a menos que o atual 2008 brasileiro, mas com melhor aproveitamento interno. Ele será feito sobre a plataforma CMP do novo 208, podendo, inclusive, aproveitar o entre-eixos do hatch compacto 208 que é de 2,53 m.

Esse novo modelo tomará o lugar do subcompacto 108 lá na Europa e poderá substituir o 2008 aqui no Brasil. Como o projeto da segunda geração do 2008 na América Latina foi descartado devido aos altos custos de produção e venda do modelo, o 1008 pode ser a solução, já que o atual SUV compacto da Peugeot vende mal.

O novo modelo usará motores PureTech na Europa, tanto em variantes aspiradas quanto turbo do pequeno 1.2 três cilindros. Por aqui, caso venha, é bastante provável que ele seja servido apenas pelo 1.6 quatro cilindros aspirado do novo 208. É esperada também uma versão 100% elétrica para competir com o Dacia Spring (Renault Kwid) elétrico na Europa.

>>Peugeot 208 2021: entre R$ 74.990 e R$ 94.990, somente automático

>>Iran Khodro: a iraniana que produz Peugeot dos anos 80 até hoje

>>Peugeot não dá conta da demanda pelo novo 2008, descartado para Brasil

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar