Home » Vendas e Preços » SUVs dominam metade do Brasil, mesmo brasileiro reclamando

Destaque

SUVs dominam metade do Brasil, mesmo brasileiro reclamando

Categoria preferida por quase metade da população, os SUVs tem fatia de mercado bem maior que a dos hatches

3 min de leitura

Ainda que a cada lançamento de novos SUVs os brasileiros reclamem, são eles que dominam o nosso país. Hoje, 45,77% da frota de carros adquiridos em 2023 (de janeiro até agosto) é constituída por SUVs de todos os tamanhos. Já os hatches, ex-donos do pedaço, representam 34,42% do mercado e sua participação está em queda.

Segundo dados fornecidos pela Fenabrave, foram vendidos até agora 486.774 SUVs no Brasil no acumulado do ano. No mesmo período que compreende a soma dos meses de janeiro a agosto, os hatches marcaram 379.725 unidades. Lembrando que estamos em um mercado que já tem acumulados 1.063.625 carros vendidos no ano.

A participação dos SUVs cresce ano após ano. No mesmo período de 2022, eles representavam 44,45% do mercado, enquanto em 2021 eles detinham 41.39% do mercado, quando eles superaram os hatches. Antes disso, em 2020, os SUVs detinham 31,78% do mercado contra 43,05% dos hatches.

Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]

Há dez anos, o cenário era outro

O interessante é ver o quanto a categoria evoluiu ao longo dos anos. Em 2013, os SUVs representavam apenas 9,10% do mercado contra 56,29% dos hatches. Até mesmo os sedãs compactos vendiam mais que os utilitários, abocanhando 16,37% do mercado. Sedãs, como um todo, representavam 24,34% do Brasil de dez anos atrás.

Há uma década tínhamos 178.292 SUVs vendidos no ano até o acumulado de agosto, sendo uma média mensal de 25 mil carros. Hoje temos um cenário comum a venda de 70 mil SUVs por mês, sendo 486.774 acumulados ao longo do ano. O líder era o Ford EcoSport com 45.634 unidades emplacadas até agosto, naquela época.

Ford EcoSport [divulgação
Ford EcoSport [divulgação]

Já o segundo colocado, era o Renault Duster com 28.451 unidades, seguido por Mitsubishi Pajero com 11.286 unidades e Hyundai Tucson com 10.235 unidades. Do quinto lugar em diante, nenhum SUV vendeu mais que dez mil unidades entre janeiro e agosto de 2013. Hoje em dia, temos 13 SUVs acima das 10 mil unidades no acumulado de janeiro a agosto.

O líder é o Volkswagen T-Cross com 46.038 unidades. Ironicamente, pouco mais que o que o EcoSport fazia há dez anos. Contudo, temos três SUVs colados em 40 mil unidades logo em seguida: Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Compass. Ou seja, o segmento cresceu tanto em volume de vendas, quanto na quantidade de concorrentes.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Você tem um SUV na garagem? Ou pretende comprar um no futuro? Conte nos comentários.

>>Jeep Renegade sem nome é o SUV custo-benefício | Avaliação

>>Volvo XC60 não é o rei dos híbridos plug-in à toa | Avaliação

>>Os carros mais baratos do Brasil com câmbio CVT

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar