Nascido como um projeto para mercados emergentes, o Toyota Corolla Cross agora alcançou verdadeiro status global. Depois que foi lançado no Brasil, ele passou também a ser vendido na China e nos EUA com significativas melhoras em relação ao nosso modelo. Agora, contudo, ele atinge seu ápice na Europa, onde o Corolla Cross tem 200 cv.
Ao invés de usar o conjunto 1.8 quatro cilindros aspirado originário do Prius, o Corolla Cross europeu recorreu a um novo conjunto. O sistema de quinta geração estreou no Corolla hatch por lá e conta com motor 2.0 quatro cilindros aspirado combinado a um motor elétrico. São 200 cv ao todo, exatos 78 cv a mais que o Corolla Cross Hybrid brasileiro.
Há ainda uma versão com tração integral, em que o motor elétrico é reposicionado na traseira do Corolla Cross, mas não há diferença na potência total. A única mudança é que o motor elétrico na dianteira entrega 28 cv e na traseira vai a 41 cv. A potência combinada, no entanto, segue 200 cv.
![Toyota Corolla Cross [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/12/2022-Toyota-Corolla-Cross-4_edited-750x450.jpg)
Telas maiores
Além do motor mais potente, o SUV do Corolla vendido na Europa também é mais tecnológico que o nosso. Por lá, ele conta com painel de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas contra o parcialmente digital do Brasil com 7 polegadas. Ele é todo configurável e pode aparecer por aqui na primeira reestilização do Corolla sedã.
Há ainda central multimídia mais moderna com 10,5 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. A tela ainda traz sistema operacional novo da Toyota com GPS conectado o tempo todo a internet e atualização dos sistemas do carro.
Na parte tecnológica, o Corolla Cross europeu traz piloto automático adaptativo com função stop and go mais moderno que o usado no Brasil, frenagem autônoma de emergência com supressão de aceleração em caso de colisão, sistema de manutenção em faixa e de permanência em caso de batida.
![[divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/12/2022-Toyota-Corolla-Cross-5_edited-750x450.jpg)
Escapamento está lá
Visualmente existem poucas diferenças entre o Toyota Corolla Cross europeu e o do Brasil. Os faróis são full-LED, mas com desenho do LED diurno diferente. Na traseira, o desenho interno é levemente diferente e a iluminação é toda de LED. O polêmico escapamento aparente continua lá, mas a Toyota o escureceu nas fotos de divulgação para evitar polêmica.
![Toyota Corolla Cross [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/12/2022-Toyota-Corolla-Cross-1_edited-750x451.jpg)
>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação
>>Taos vs. Corolla Cross: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo
>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação



![Toyota Corolla Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/12/2022-Toyota-Corolla-Cross-17_edited-390x260.jpg)


E a suspensão Multilink que tem no americano e no europeu, vai ter aqui ?
E o freio de estacionamento elétrico, vai ter também, ou vai ser aquele freio de pé ?
BOM dia
Bom dia meu querido