Ao vivo
Home » Destaque » Toyota terá de responder na Justiça pelo escape do Corolla Cross

Destaque

Toyota terá de responder na Justiça pelo escape do Corolla Cross

Acusada de agir de má fé com consumidores e por baixa qualidade, Toyota terá de prestar esclarecimentos à justiça por conta do Corolla Cross

2 min de leitura

A Toyota foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) por culpa do polêmico sistema de escapamento do Corolla Cross. Chamado popularmente de marmita, o abafador final do SUV da Toyota no Brasil fica exposto nitidamente nas ruas, o que tem tornado o modelo alvo de piadas na internet.

Contudo, as versões europeias e norte-americanas do Toyota Corolla Cross não possuem o mesmo sistema de escape aparente do brasileiro. Isso provocou críticas pesadas dos consumidores pela diferença de tratamento entre o Brasil e o exterior. Para tentar sanar o problema, a Toyota recorreu a uma gambiarra.

A linha 2023 tem o abafador pintado em preto, mas somente na parte visível. Consumidores têm relatado que a pintura descasca e depois de um tempo sai completamente. E é justamente por conta disso que o Ministério da Justiça está intervindo. Anderson Torres, Ministro da Justiça, alega que a Toyota está agindo de má fé com os consumidores.

[Auto+ / João Brigato]
“Estamos atentos para as práticas que violem a transparência na relação entre empresas e consumidores”, afirma o Ministro. Se configurado que essa solução caseira da Toyota foi uma ação de má fé, a montadora sofrerá sanções administrativas. Além disso, será apurado se os consumidores foram informados pela marca sobre a pintura para esconder o escapamento.

A Toyota deverá prestar esclarecimentos nos próximos dias por conta do prazo dado pela Justiça em relação ao escapamento do Corolla Cross. Enquanto isso, o SUV médio vendido em outros países não tem a peça aparente e tão pendurada quanto a versão brasileira. Será que dessa vez a Toyota encontrará uma solução definitiva para a marmita pendurada?

Toyota Corolla Cross [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação

>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação

YouTube video

6 comentários em “Toyota terá de responder na Justiça pelo escape do Corolla Cross”

  1. Ricardo

    Não entendi o motivo da Toyota utilizar o abafador do Etios acho eu, se o Corolla atual utiliza o mesmo modelo da finada Fielder. japonês ficando esperto aprendendo a fazer truque tupiniquim.

    • Jackson

      O abafador do Etio é bem pequeno. Seria um boa opção para o Corolla Cross.

  2. Jackson

    Há coisa pior acontecendo. E aquele caso de um certo carro cujo eixo traseira trinca comprometendo a segurança? MPF está cobrando agilidade no recall?

    • Vitor

      No fim das contas não se pode comparar o modelo nacional com os de outros países. Afinal a carga tributária acaba por condenar nossos modelos a Taís “gambiarras”

  3. Vitor

    No fim das contas não se pode comparar o modelo nacional com os de outros países. Afinal a carga tributária acaba por condenar nossos modelos a Taís “gambiarras”

  4. João Paulo

    Isso é o de menos! E as multimídias que não tem car play e Android auto e no mês seguinte já trocam e tem tal função. Meu pai retirou um janeiro sem.tal

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar