Home » Novidades » Volkswagen Nivus da Hyundai: Bayon é o novo SUV nascido de um hatch

Destaque

Volkswagen Nivus da Hyundai: Bayon é o novo SUV nascido de um hatch

Tendência iniciada pelo Honda WR-V e abraçada pelo Volkswagen Nivus, Hyundai Byon é um hatch transformado em SUV

3 min de leitura

Depois que a Honda mostrou ao mundo que transformar um hatch compacto em SUV era fácil com a dupla Fit e WR-V, o segmento se tornou tendência. A Volkswagen fez isso com o Nivus ao baseá-lo totalmente no Polo e a Fiat prepara um SUV assim tomando como ponto de partida o Argo. Agora chegou a vez da Hyundai.

O Hyundai Bayon é baseado no hatch compacto i20 – o primo europeu do HB20. Tal qual Nivus e WR-V, os Hyundai compartilham portas e para-brisa, mas as demais peças de carroceria são diferentes. Ele tem capô mais alto e robusto, com desenho levemente arredondado, contrastando com as linhas rasgadas da lateral.

Os faróis são divididos, sendo a poção superior localizada no capô e ligada por uma pequena abertura de ar. A inferior tem desenho anguloso e se funde a uma entrada de ar na parte inferior. Uma larga abertura de ar trapezoidal traz um falso quebra-mato na parte interna.

Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus
Hyundai Bayon [divulgação]
Ao contrário do Honda WR-V que tem estilo minivan e do Volkswagen Nivus que puxa para o lado cupê, o Hyundai Bayon tem traseira esticada e reta quase como uma perua. Já a traseira mostra que o lado ousado da marca sul-coreana continua bastante forte.

O Bayon traz lanternas em formato de bumerangue e que são ligadas por uma barra luminosa ao centro. Um aplique preto faz parecer que o vidro traseiro é dividido como no Mitsubishi Eclipse Cross, mas é apenas ilusão.

Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus
Hyundai Bayon [divulgação]

Espírito de Nivus

O SUV Bayon e o hatch i20 compartilham exatamente o mesmo interior, exatamente como quem? Honda WR-V e Fit, assim como Volkswagen Nivus e Polo. Ambos trazem central multimídia visualmente integrada ao painel de instrumentos digital e visual horizontalizado.

Debaixo do capô só há uma opção de motor: 1.0 três cilindros turbo. Novamente na mesma vibe do Volkswagen Nivus, a diferença é que aqui há várias opções de potência. As versões de entrada entregam 100 cv e 17,4 kgfm de torque ou 120 cv, mas com o mesmo torque.

Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus
Hyundai Bayon [divulgação]
Ambos os motores trazem sistema micro-híbrido de 48V para ajudar a economizar combustível. Há opção de câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação

>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

YouTube video

6 comentários em “Volkswagen Nivus da Hyundai: Bayon é o novo SUV nascido de um hatch”

  1. Fabiano

    Quem começou essa brincadeira não foi a Ford?

    • Pedro

      Não, pois o Ecosport é um carro completamente diferente do Fiesta. Utilizando apenas a plataforma, assim como T-cross usa a mesma base para todos os seus carros.

  2. Arlan

    Tá faltando nome bonito no mercado automotivo…

  3. Valmyr

    Mais um “me engana que eu gosto” para comprador brasileiro achar que tem um SVU. Mas depois do Kwid, o “suv dos compactos”, vale qualQuer coisa!

  4. Nunes

    Europa é outro nível.
    Aqui chegará depenado e com o preço custando um rim, o fígado, os olhos da cara e tirarão o couro pra fazer tamborim.

  5. RAFAEL VINICIUS FARIA DE OLIVEIRA

    2021 e teremos câmbio automatizado ? Que besteira.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar