Depois que a Honda mostrou ao mundo que transformar um hatch compacto em SUV era fácil com a dupla Fit e WR-V, o segmento se tornou tendência. A Volkswagen fez isso com o Nivus ao baseá-lo totalmente no Polo e a Fiat prepara um SUV assim tomando como ponto de partida o Argo. Agora chegou a vez da Hyundai.
O Hyundai Bayon é baseado no hatch compacto i20 – o primo europeu do HB20. Tal qual Nivus e WR-V, os Hyundai compartilham portas e para-brisa, mas as demais peças de carroceria são diferentes. Ele tem capô mais alto e robusto, com desenho levemente arredondado, contrastando com as linhas rasgadas da lateral.
Os faróis são divididos, sendo a poção superior localizada no capô e ligada por uma pequena abertura de ar. A inferior tem desenho anguloso e se funde a uma entrada de ar na parte inferior. Uma larga abertura de ar trapezoidal traz um falso quebra-mato na parte interna.
![Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/Hyundai-Bayon-6_edited-750x450.jpg)
O Bayon traz lanternas em formato de bumerangue e que são ligadas por uma barra luminosa ao centro. Um aplique preto faz parecer que o vidro traseiro é dividido como no Mitsubishi Eclipse Cross, mas é apenas ilusão.
![Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/Hyundai-Bayon-4_edited-750x450.jpg)
Espírito de Nivus
O SUV Bayon e o hatch i20 compartilham exatamente o mesmo interior, exatamente como quem? Honda WR-V e Fit, assim como Volkswagen Nivus e Polo. Ambos trazem central multimídia visualmente integrada ao painel de instrumentos digital e visual horizontalizado.
Debaixo do capô só há uma opção de motor: 1.0 três cilindros turbo. Novamente na mesma vibe do Volkswagen Nivus, a diferença é que aqui há várias opções de potência. As versões de entrada entregam 100 cv e 17,4 kgfm de torque ou 120 cv, mas com o mesmo torque.
![Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/Hyundai-Bayon-13_edited-750x450.jpg)
>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação
>>Comparativo: Peugeot 208 Griffe e Honda WR-V EXL valem R$ 95 mil?
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes


![Hyundai Bayon [divulgação] Volkswagen Nivus](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Hyundai-Bayon-5_edited-1200x720.jpg)
Quem começou essa brincadeira não foi a Ford?
Não, pois o Ecosport é um carro completamente diferente do Fiesta. Utilizando apenas a plataforma, assim como T-cross usa a mesma base para todos os seus carros.
Tá faltando nome bonito no mercado automotivo…
Mais um “me engana que eu gosto” para comprador brasileiro achar que tem um SVU. Mas depois do Kwid, o “suv dos compactos”, vale qualQuer coisa!
Europa é outro nível.
Aqui chegará depenado e com o preço custando um rim, o fígado, os olhos da cara e tirarão o couro pra fazer tamborim.
2021 e teremos câmbio automatizado ? Que besteira.