Enquanto aqui no Brasil temos cada vez menos peruas no mercado, lá na Europa a história é outra. Prova da preferência local pelas station wagons é que o Volkswagen Passat deverá morrer ao fim dessa geração em sua versão sedã, sendo mantido apenas na perua Variant. O que deve ocorrer apenas depois de 2023.
A força da Variant na linha Passat é inegável. De acordo com dados do Car Industry Analysis, 85% das vendas da família em 2020 na Europa foram representadas pela perua. Com o segmento de sedãs encolhendo ainda mais, a Volkswagen não vê muita justificativa para ter uma nova geração do Passat sedã.
![Volkswagen Passat Variant [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/volkswagen_passat_variant_r-line_edition_1_edited-750x451.jpg)
Segundo o Automotive News Europe, a Volkswagen planeja focar no Skoda Superb no segmento de sedãs. Ele é um pouco maior que o Passat, tem abertura do porta-malas como um hatch (o vidro sobe junto da tampa traseira), além de vender substancialmente mais que o primo alemão.
![Volkswagen Passat Variant [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/volkswagen_passat_variant_r-line_edition_6_edited-750x450.jpg)
O que é certo é que o lugar do Passat sedã deve ser ocupado por um elétrico da linha ID quando sair de linha em 2023. O possível ID.5 ou ID.6 deverá ser a versão de produção do conceito ID. Vizzion. Ele também tomará o lugar do cupê de quatro portas Arteon (CC na China).
![Volkswagen Passat Variant Alltrack [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/volkswagen_passat_alltrack_392_edited-750x450.jpg)
>>Volkswagen compra 50% da JAC oficialmente
>>VW Passat Variant é carro mais vendido da Alemanha e peruas dominam
>>Peruas têm metade das vendas de Corolla, Logan e Classe C na Europa
![Volkswagen Passat [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/volkswagen_passat_gte_71_edited-1200x719.jpg)
