Destaque

Volkswagen pode lançar Tarok e caminhonete elétrica nos EUA

Enquanto joga a Amarok para escanteio, a Volkswagen tem planos ambiciosos para entrar no mercado de picapes norte-americano

Volkswagen Tarok antecipava o Taos [divulgação]
Volkswagen Tarok antecipava o Taos [divulgação]

A Volkswagen planeja entrar no mercado de caminhonete dos Estados Unidos, mas não com a Amarok, e sim com um modelo totalmente elétrico. Segundo o site WardsAuto, o novo veículo será desenvolvido com a plataforma, trem de força, chassi e arquitetura eletrônica da nova submarca de elétricos da VW, a Scout Motors.

As dimensões exatas ainda são desconhecidas, mas os rumores dizem que a cabine e a caçamba devem ser mais espaçosas do que as do Rivian R1T. Sendo assim, essa futura caminhonete da Volkswagen terá um porte grande, para brigar com a Rivian R1T e também com a Ford F-150 Lightning.

Em relação ao desempenho, fontes afirmam que a nova picape elétrica será equipada com um sistema de dois motores, oferecendo tração nas quatro rodas permanente, vetorização de torque e uma função de rotação no próprio eixo. Como supostamente terá um chassi de longarina, em vez da estrutura monobloco, a capacidade off-road pode ser um dos destaques.

Volkswagen Tarok [divulgação]

Volkswagen Tarok também nos planos

Paralelamente ao plano de ter uma caminhonete grande elétrica, a Volkswagen parece estar determinada em tirar a Tarok do papel. Para quem não lembra, essa caminhonete compacta foi apresentada no Salão do Automóvel de 2018 para ser uma concorrente da Fiat Toro, mas nunca foi lançada.

Agora, o site CarBuzz descobriu que a Volkswagen registrou o nome Udara na Alemanha. Este é o nome do projeto VW247, que está em desenvolvimento também no Brasil para uma caminhonete monobloco compacta, nos mesmos moldes da Tarok, o que indica que os planos da fabricante para o modelo são globais.

Volkswagen Tarok [divulgação]
Dessa forma, além de ter uma picape elétrica grande, a Volkswagen deve aproveitar o desenvolvimento da Tarok para ter sua rival da Ford Maverick nos Estados Unidos. 

Curiosamente, a Amarok foi deixada de lado, mas isso pode ter a ver com o fato do modelo ter sido desenvolvido junto com a Ford nessa nova geração, e a marca americana não quer que a Amarok brigue com a irmã Ranger no maior mercado de caminhonetes do planeta. 

Acha que a Volkswagen vai conseguir se destacar com essas novas caminhonetes? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> BYD declara guerra e baixa preços do Dolphin na linha 2024 da China

>> Bomba: Hyundai assume importação de carros no lugar da CAOA

>> CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil