Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen Virtus terá um irmão Skoda vendido fora do Brasil

Destaque

Volkswagen Virtus terá um irmão Skoda vendido fora do Brasil

Totalmente baseado no Volkswagen Virtus, sucessor do Skoda Rapid na Índia marcará o início da carreira internacional do sedã brasileiro

3 min de leitura

Desenvolvido no Brasil a partir do global Polo, o Volkswagen Virtus está pronto para uma carreira internacional. Contudo, ele não se apresentará como um VW, mas sim como Skoda. Lá na Índia, o “Skoda Virtus” se prepara para aposentar o Rapid.

Segundo informações da revista Autocar, o Skoda Rapid (que ilustra essa matéria) será substituído pelo Virtus modificado. A ideia da marca tcheca é até adotar outro nome: Slavia e Laura são os possível novos batismos que o sedã compacto espichado pode receber.

Atualmente o Rapid é baseado na plataforma PQ25, versão evoluída da base de Gol, Voyage, Saveiro e Fox. Já seu sucessor, por ser basicamente um Virtus, usa base moderna MQB-A0. Com isso, é esperado que ele chegue aos 4,48 m de comprimento, superando o atual Rapid em 7 cm.

Skoda Rapid [divulgação]
Skoda Rapid [divulgação]
Esteticamente ele manterá as portas e toda lateral do Volkswagen Virtus. Contudo, o modelo da Skoda terá pesadas modificações na dianteira e traseira. Lá na frente, ele terá novo capô com parte central ressaltada para destacar o logotipo da marca tcheca. A grade frontal será maior e haverá faróis afilados full-LED.

Na traseira, lanternas invadirão a tampa do porta-malas, mas terão desenho totalmente diferente do que é usado no Virtus, salvo o recorte lateral. A placa permanecerá na tampa do porta-malas, que mantém o estilo esguio, quase cupê, do sedã do Polo.

Volkswagen Virtus (divulgação)

Internamente, Virtus e o sucessor do Rapid não terão nada em comum. É esperado que o acabamento se mantenha simples como é aqui no Brasil, afinal, a Skoda é uma marca de custo mais reduzido.

TSI manual

Além de compartilhar diversos elementos estéticos e a estrutura, Virtus e o sucessor do Rapid terão o mesmo motor 1.0 TSI três cilindros turbo. Lá na Índia a oferta de câmbio manual ainda é bastante forte, por isso o sedã terá essa opção junto à transmissão automática de seis marchas tradicional.

Volkswagen Virtus (divulgação)

Uma variante com motor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque (mesmo desempenho do Virtus GTS com motor 1.4 TSI) também será oferecida. Nesse caso, no entanto, a transmissão será de dupla embreagem.

>>VW Virtus Highline passa dos R$ 100 mil com novo aumento de preços

>>Volkswagen Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf

>>Saveiro, Versa, Polo e outros compactos que já passaram dos R$ 100 mil

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar