Destaque

Volvo prepara sedã elétrico para substituir o S90 atual

Segundo a imprensa internacional, o novo sedã da Volvo já está em estágio avançado de desenvolvimento e deve ser lançado em breve

Volvo S90 [divulgação]
Volvo S90 [divulgação]

A Volvo está se preparando para lançar um substituto totalmente elétrico para o sedã S90, que poderá chegar ao mercado já em 2025. O novo modelo, possivelmente chamado de ES90, será construído em uma das fábricas da Geely, dona da Volvo, localizada na China.

De acordo com informações internas vazadas da Volvo, o desenvolvimento do ES90 está em estágio avançado. Recentemente, uma fotografia surgiu no portal interno da montadora, mostrando uma equipe de funcionários reunidos em torno de um protótipo de verificação inicial.

O sedã elétrico ES90 será um concorrente direto para modelos como o Audi A6, BMW i5 e Mercedes-Benz EQE. Sua base será a plataforma SPA2 da Volvo, que já é utilizada pelo SUV Volvo EX90 e pelo próximo Polestar 4.

Volvo S90 [divulgação]
Volvo S90 [divulgação]

Segundo a Autocar, a Volvo pretende equipar o ES90 com uma bateria de 111 kWh. O sedã estará disponível nas configurações de tração traseira de motor único e tração nas quatro rodas de motor duplo. Estima-se que ele seja capaz de percorrer até 600 km com uma única carga.

Além da performance elétrica, o ES90 também deve se destacar pelo seu espaço interno generoso. Com base em informações vazadas da Volvo, o sedã terá 5 metros de comprimento, 1,54 m de altura e 1,94 m de largura, tornando-o ligeiramente mais curto, porém mais alto e mais largo que o BMW i5. O destaque fica por conta da distância entre eixos, que será de 3,10 m, superando o i5 e outros concorrentes.

Volvo S90 [divulgação]
Volvo S90 [divulgação]

Embora o design do ES90 ainda seja um mistério, é razoável supor que ele compartilhará algumas características visuais com o crossover elétrico EX30, como faróis de LED semelhantes e a ausência de uma grade frontal tradicional.

Gosta dessa mudança na linha da Volvo? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Suzuki surta e veta Jimny e Swift feitos pela Toyota

>> BYD Dolphin da Volkswagen só chegará depois de 2025

>> Esses foram os 5 SUVs mais vendidos em 2023