Destaque

Rival do Nivus, Renault Arkana muda visual e mostra o que perdemos

Reestilização do Arkana mostra que o SUV cupê seguirá vivo na gama Renault mesmo depois da chegada do Rafale

Renault Arkana 2024 [divulgação]
Renault Arkana 2024 [divulgação]

Diferentemente do que muitos apontavam, a chegada do Renault Rafale (que mais parece um Peugeot) não fez o Arkana sair de linha. Prova disso, é que o primeiro SUV cupê da história da Renault ganhou mudanças visuais para se atualizar para 2024. Rival do VW Nivus até na Europa, ele foi cotado para ser vendido no Brasil, mas nunca veio.

Originalmente construído sobre a mesma base do Duster, o Renault Arkana migrou para a base CMF-B quando passou a ser vendido na Europa. Com essa plataforma, já foram vendidos 163 mil Arkana no mundo. A conta sobe para 240 mil se somar as vendas do Samsung XM3 vendido na Coreia do Sul e do Megane Conquest (que é seu outro nome).

Espírito Alpine

A mudança visual do Renault Arkana 2024 é bastante discreta. Ele recebeu o novo logotipo da marca francesa em todos os cantos e passou por mudanças no para-choque. A grade frontal agora tem elementos 3D imitando o logotipo da marca francesa na versão esportivada Espirit Alpine, que substitui a RS Line. 

Renault Arkana 2024 [divulgação]
Renault Arkana 2024 [divulgação]

Os faróis agora contam com novo layout para a luz diurna e tiveram elementos internos remodelados. Na traseira não há nada de novo, a não ser o logotipo trocado. A cabine também segue igual, a exceção do logo novo. A Renault diz apenas que os bancos receberam novo revestimento que usa material reciclado em parte de sua composição.

Renault Arkana em eletrificação parcial

Como já tem se tornado regra na Europa, o Renault Arkana traz versões eletrificadas. A gama começa com motor 1.3 quatro cilindros turbo semi-híbrido de 160 cv e 27,5 kgfm de torque ou 140 cv e 26,5 kgfm. É o mesmo motor usado no Duster no Brasil, mas com auxílio de um sistema híbrido de 48V que não é capaz de movimentar o carro.

Renault Arkana 2024 [divulgação]
Renault Arkana 2024 [divulgação]

Híbrido de verdade, só o Arkana E-Tech. Ele troca o 1.3 turbo por um 1.6 aspirado e adiciona dois motores elétricos. Um de 48 cv que movimenta o carro e outro de 20 cv que substitui o alternador em um esquema parecido com motores semi-híbridos. Como resultado, são 147 cv e torque não divulgado. 

Renault Arkana 2024 [divulgação]
Renault Arkana 2024 [divulgação]

A Renault diz que o E-Tech é 40% mais econômico que o 1.3 turbo. Contudo, por conta das baterias, o porta-malas é penalizado com uma redução de 513 litros para 480 litros. Além disso, por ser 99 kg mais pesado que o modelo turbo, o híbrido chega aos 100 km/h em 10,8 segundos contra 9,1 segundos do Arkana 1.3 turbo.

Renault Arkana 2024 [divulgação]
Renault Arkana 2024 [divulgação]

As vendas do Renault Arkana 2024 começam no último trimestre deste ano na Europa. Por enquanto não há planos para comercialização do modelo no Brasil. Contudo, rumores apontam que há possibilidade de o Arkana híbrido ser oferecido por aqui em um futuro breve. 

>>Renault e dona da Volvo vão produzir motores juntas

>>Flagra: Renault Duster 2025 terá grade frontal iluminada

>>Novo SUV da Mitsubishi não será um Renault requentado