Destaque Novidades

Exclusivo: Toyota não fará Yaris Cross no Brasil, mas novo SUV global

Toyota já confirmou que terá um novo modelo híbrido no Brasil, mas ele não será o Yaris Cross, mas sim um novo SUV compacto global baixo custo
Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Desde que a Toyota apresentou o Corolla Cross no Brasil, muito se falou sobre a entrada da marca no segmento de SUVs compactos. A escolha parecia óbvia: o Yaris Cross. Como a marca já prometeu um novo modelo híbrido por aqui, o SUV compacto europeu preenchia exatamente o perfil buscado. Mas não será exatamente assim.

A Toyota não produzirá o Yaris Cross no Brasil, muito menos o C-HR. Fontes ligadas a marca revelaram ao Auto+ que a fabricante do Corolla e do Corolla Cross trabalha em um novo B-SUB Global. Ou seja, um SUV do segmento B, chamado de compacto aqui no Brasil, mas pensado para ser global.

Como o Yaris Cross é baseado na versão japonesa/europeia do Yaris ele pode ter ficado caro demais para o nosso mercado. A estratégia será a mesma do Corolla Cross: um modelo desenvolvido para países de custo mais baixo e também para as Américas. Visto que o SUV médio fabricado aqui não é oferecido nem no Japão nem na Europa.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]
Além disso, o Yaris Cross é menor que os SUVs compactos vendidos no Brasil. Na fita métrica ele tem 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura. No comprimento, Jeep Renegade marca 4,23 m, Hyundai Creta tem 4,27 m e o Volkswagen T-Cross chega com 4,19 m. É preciso um modelo um pouquinho maior que o Yaris Cross para fazer frente a esses modelos.

Base nova, motor híbrido

Informações nesse momento ainda são escassas, mas o novo SUV compacto global da Toyota deve ser construído sobre a plataforma TNGA-B, a mesma do Yaris europeu. Ela é menor que a TNGA-C usada pelo Corolla e pelo Corolla Cross. O modelo pode se basear na versão baixo-custo do próximo Yaris e até chamar Yaris Cross.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]
Entretanto, uma nova designação poderá ser utilizada pelo novo SUV compacto da Toyota. Ele certamente contará com motor 1.8 flex híbrido de 122 cv nas versões topo de linha – cumprindo com a promessa de eletrificação da marca japonesa. Para as versões aspiradas, o motor 1.5 do Yaris com 110 cv não é descartado.

>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo

>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • lopo deveria ser demitido desse site só escreve nome que tem nada a ver no comentario simplesmente esses comentarios que o lopo escreve é uma piada de mal gosto esses palavrão ja fez isso duas vezes esses comentarios que o lopo escreve deveria ser demitido infelizmente é isso…

  • Sinceramente? MÁ NOTÍCIA! Esse negócio de “para mercados emergentes” sempre fede a menor valor dado a nossas vidas do que às vidas de europeus, americanos, etc. Sobre o tamanho, vamos combinar que uns centímetros a mais no entre eixos do Yaris Cross, bem distribuídos entre as portas da frente e de trás não enfeariam o modelo

  • É claro que não vai ser o Yaris cross europeu, pq é muito compacto e não serve pra familias no Brasil. Provavelmente vai ser na plataforma do Yaris brasileiro com o entre eixos maior, acabamento inferior e motorização flex. O Yaris europeu já li que vai vir como modelo de entrada da Lexus. É lógico