Destaque Novidades

Fiat Toro da Toyota? Mini Hilux pode se chamar Stout

Registro de patente para o nome Toyota Stout pode ter revelado o nome da Fiat Toro japonesa, ou mini Hilux, se preferir
Toyota Stout 2ª geração [divulgação]
Toyota Stout 2ª geração [divulgação]
Compartilhar

A corrida para abocanhar o segmento de picapes intermediárias inaugurado por Fiat Toro e Renault Oroch já começou. Enquanto a RAM estuda fortemente vender a Toro nos EUA, a Toyota já planeja uma mini Hilux categoria, que agora teve um potencial nome revelado: Toyota Stout.

O nome foi registrado em patentes pela Toyota na Europa e revelado pela revista Parabrisas. Esse batismo, vale lembrar, já foi usado pela marca japonesa em uma picape. Em 1954 uma caminhonete compacta de 1 ¼ tonelada foi lançada pela marca japonesa em sua terra natal. Ela recebeu uma segunda geração em 1960, sempre focada em transporte urbano.

Ela era mais baixa e menor que uma picape média tradicional, mas sempre com maior capacidade de carga e zero aptidão off-road ou de transporte de passageiro. Prova disso é que que conviveu com a Hilux por muito tempo. Em alguns países, como os EUA, a Hilux substituiu a Stout.

Toyota Stout 3ª geração [divulgação]
Toyota Stout 3ª geração [divulgação]
A terceira geração de 1979 passou a compartilhar a dianteira com a Hilux, mas a traseira era completamente diferente focada somente no transporte de carga. No Japão, ela foi cancelada em 1989, mas a produção seguiu até 2000 para exportação, em especial para a África. Agora, o nome pode voltar para a menor das picapes da Toyota.

Hoje em linha, a marca japonesa tem Hilux e Tacoma como representantes do segmento médio e a Tundra brigando entre os modelos full-size. A Stout virá para descer um degrau na escada de caminhonetes Toyota e oferecer uma rival para a Ford Maverick, que tem sido um sucesso estrondoso nos EUA. A japonesa, porém, também deve ser vendida na Europa.

Toyota Stout 1ª geração [divulgação]
Além da Maverick, ela terá de enfrentar nos EUA a Hyundai Santa Cruz e a Fiat Toro a ser vendida pela RAM com algumas modificações. Como é forte com picapes no Brasil por causa da Hilux, esse modelo tem enormes chances de ser feito aqui para tomar a coroa da Fiat Toro no segmento e manter a Renault Oroch na lanterna.

>>RAM considera “agressivamente” vender a Fiat Toro nos EUA

>>Novo SUV compacto da Toyota tem desenho vazado

>>Ford Maverick só falha onde a culpa não é dela | Avaliação 

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa