Destaque Moto+ Novidades

Honda comemora 10 anos do motor FlexOne para motocicletas

Fabricante é a pioneira no mundo na utilização da tecnologia
Honda CG Titan 150 (divulgação)

A Honda está comemorando neste mês os 10 anos da tecnologia Flex para motocicletas. O primeiro modelo a receber o sistema que permite abastecer o tanque com etanol ou gasolina em qualquer proporção foi  CG Titan 150 Mix. Aliás, foi a primeira moto do mundo a sair de fábrica com motor flex.

Honda XRE 190 (divulgação)

O projeto do motor bicombustível foi desenvolvido no Japão, com auxílio dos engenheiros brasileiros, sempre com o objetivo de criar um motor mais econômico e que reduzisse o impacto de poluentes no meio ambiente.

Honda Biz 110i 2020 (divulgação)

Hoje o motor já é utilizado em 8 motocicletas diferentes – Biz 125, CB 250F Twister, CG 160 Titan, CG 160 Fan, CG 160 Cargo, NXR 160 Bros, XRE 190 e XRE 300 – e é fabricado na planta da Honda em Manaus – Amazonas. Em 2019 a Honda já superou a marca de 6 milhões de motores FlexOne produzidos.

Como funciona o motor FlexOne da Honda?

O sistema FlexOne possui um módulo de controle eletrônico, denominado ECM (Engine Control Module, na sigla em inglês). Interligado a sensores que monitoram o funcionamento do motor, ele determina o tempo ideal de injeção de combustível.

Honda CB 250F Twister 2020 (divulgação)

Há ainda um outro sensor que mede a quantidade de oxigênio resultante da combustão. Assim, o módulo identifica qual combustível está sendo utilizado, baseado em quatro mapas pré-programados de funcionamento: etanol, gasolina, maior proporção de etanol do que gasolina e, por fim, maior proporção de gasolina do que etanol.

Honda CG 160 Titan (divulgação)

Com essas informações, o ECM comanda o injetor de combustível para que envie a quantidade correta de combustível. Quando o proprietário da moto opta pelo uso do etanol, contribui com a redução de até 90% da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Além disso, a marca garante que seu  motor flex libera 10% menos monóxido de carbono.

Veja mais:

>> Honda registra patente da CBF 190R

>> Honda CRF 1000L Africa Twin ganha novidades na linha 2020

>> Honda Pop chega a 1 milhão de unidades produzidas

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva