Destaque

Land Rover Defender ganha motor diesel no Brasil, mas o preço é alto

Mudança de estratégia na Land Rover retira o motor a gasolina do Defender e substitui por um diesel. Mas o preço subiu muito

Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]
Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]

Aqui no Brasil, o mercado tem algumas regras bem típicas e incomuns lá fora. Para nós, um SUV ou uma picape com vocação off-road e tração 4×4 precisa ter motor diesel. E se for grande, essa necessidade é ainda mais latente. Prova disso é que a Land Rover matou o Defender gasolina no Brasil para o substituir por novas versões diesel. Mas o preço disparou.

Antes o Defender era vendido em três versões no Brasil, que agora se multiplicaram para quatro. A variante de entrada SE saiu de linha, sendo substituída pela HSE tanto no Defender 90 de duas portas e entre-eixos curto, quanto no 110 de sete lugares e quatro portas. As novidades ficam por conta das novas versões X Dynamic HSE e X.

A novidade está debaixo do capô: sai o 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina do Jaguar F-Type, entra o 3.0 seis cilindros em linha diesel com sistema micro-híbrido. A potência é exatamente a mesma: 300 cv, mas o motor diesel entrega 66,3 kgfm de torque contra 40,8 kgfm do modelo a gasolina que saiu de linha.

Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]
Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]
Para baixar o consumo do seis cilindros, a Land Rover equipou o Defender diesel com um sistema híbrido leve onde o alternador é substituído por um pequeno motor elétrico. Ele recupera energia quando o carro desacelera ou com o próprio motor a combustão, fornecendo eletricidade para auxiliar o motor, operar o start-stop e permitir que o 3.0 desligue em velocidades de cruzeiro.

Segundo a Land Rover, o Defender diesel chega aos 100 km/h em 7 segundos. Exatos 0,4 segundo a menos que o modelo a gasolina. Já o consumo agora baixou para uma média de 12,8 km/l em ciclo misto cidade e estrada. O câmbio segue o automático de oito marchas que já era usado antes.

Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]
Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]

Toque a mais de luxo

A nova versão X Dynamic HSE adiciona teto em preto, tom usado também em detalhes nos para-choques e nas laterais, soleira exclusiva, nome Defender em cinza escuro e rodas de liga-leve de 20 polegadas em cinza escuro. O Defender X ainda traz capô preto, pinças de freio vermelhas e lanternas escurecidas.

Por dentro, a Land Rover agora oferece para todas as versões opções de couro preto, marrom Vintage Tan, cinza Oyster, bege Acorn e marrom Khaki. A central multimídia mudou e agora tem tela de 11,4 polegadas.

Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]
Land Rover Defender diesel 2023 [divulgação]

Land Rover Defender diesel 2023: preços e versões

90 HSE – R$ 708.950
110 HSE – R$ 725.950
110 X Dynamic HSE – R$ 743.950
110 X – R$ 800.950

>>Land Rover Defender: como não estragar um ícone? | Avaliação

>>Jeep Wrangler vs. Land Rover Defender: os clássicos 4×4 | Comparativo

>>5 carros que despertaram raiva dos fãs só por causa do nome