O inverno chegou com tudo em diversas capitais e cidades brasileiras. Temperaturas abaixo do normal, chuvas e ventos gelados marcam esse período do ano. Se é ruim para as pessoas conviverem no frio, imagina para os carros que nem podem se comunicar diretamente com seus motoristas. Por isso, criamos essa matéria especial.
Ela tem o intuito de te dar algumas dicas para cuidar melhor do seu veículo nesses dias com temperaturas amenas e até bem abaixo da média. Então, separe lápis, papel e anote os conselhos para que você possa praticar nesse frio com seu possante.
Cuida da bateria

Quando estiver muito frio, evite deixar ligado itens como faróis, ar-condicionado e som do modelo. O que acontece é que a temperatura externa já não é alta e isso demanda um pouco mais de esforço por parte da bateria do automóvel. E se algum objeto eletrônico estiver ligado, a situação pode ser prejudicial. O ideal é deixar tudo desligado e aí sim dar a partida no carro.
Logo após os primeiros metros rodados, você pode ativar o que precisar normalmente e sem chances de tantos problemas.
Aposte na gasosa

Outro dos cuidados indicados para os carros lidarem melhor com o frio é ter um pouco de gasolina no tanque de combustível. Como ela tem maior densidade energética do que comparada com o etanol, sua queima acontece um pouco mais rápido. Isso ajuda tanto a bateria quanto os demais componentes eletrônicos a iniciarem seus trabalhos com maior rapidez.
Nada de ver a lua

Essa dica está mais para um conselho, só que é muito difícil de ser seguido à risca. Para evitar qualquer contratempo na hora de dar a partida nos modelos após uma noite de frio rigoroso, o ideal é que o veículo estivesse estacionado em algum lugar coberto. Assim, o motor e a bateria não sofrem tanto na hora de serem acionados na parte da manhã. Caso isso não seja possível, basta apenas não exigir muito do propulsor do modelo logo cedo.
Olhe as velas

Por fim, a última dica para que você tenha um pouco mais de cuidado com os carros no rigoroso frio de inverno é dar atenção máxima para as velas de ignição. Elas precisam de atenção a cada 10 mil quilômetros rodados, segundo o Unidas Seminovos. Essas peças cuidam da centelha que vai iniciar o processo de combustão do propulsor. Por isso, elas precisam estar funcionando perfeitamente.
Você já seguia alguma dessas dicas? Está sofrendo com frio intenso na região em que vive? Conte nos comentários


